Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Bienal de São Paulo anuncia curador da edição de 2020

16/01/19 às 11:55 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Pouco mais de um mês após o encerramento da 33ª Bienal de São Paulo, a fundação responsável pelo evento acaba de revelar o nome do curador que será responsável pela edição de número 34, prevista para 2020.

Em comunicado enviado a imprensa, a Fundação Bienal de São Paulo confirmou o nome do italiano Jacopo Crivelli Visconti, radicado no Brasil e doutor em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, como curador geral. Visconti foi membro da equipe da Fundação Bienal de São Paulo entre 2001 e 2009, quando foi curador da participação oficial brasileira na 52ª Biennale di Venezia, em 2007.

"É uma enorme honra para mim voltar a trabalhar para a Fundação Bienal de São Paulo", disse Visconti no comunicado oficial. "A 34ª Bienal nasce com o desejo de ser uma exposição sofisticada do ponto de vista curatorial, mas também acessível para o grande público nacional e internacional que visita o evento", completou.

Leia mais:

Imagem de destaque

Youtuber Felipe Neto testa positivo para Covid-19

Imagem de destaque

Programa Guest visita casa do youtuber Renato Garcia

Imagem de destaque

Laudo da Polícia Civil indica acidente na morte de MC Kevin

Imagem de destaque

Polícia investiga morte de MC Kevin, no Rio de Janeiro

"Crivelli Visconti reúne uma carreira com circulação internacional além de uma valiosa trajetória dentro do Brasil", afirmou, também no comunicado oficial, o Presidente da Fundação Bienal José Olympio da Veiga Pereira. "Tem também uma grande conexão com a Fundação Bienal, o que possibilitará um trabalho de cooperação para um projeto ambicioso."

De acordo com a Fundação Bienal de São Paulo, a escolha do curador da 34ª edição foi feita após um convite a cinco curadores, nacionais e internacionais, que apresentarem projetos expositivos a partir de um mesmo entendimento, "de que a arte é, por excelência, uma plataforma para a diversidade de pensamento e um meio apropriado para a reunião de diversos segmentos em torno de um projeto comum".

Segundo a organização, a ideia é que a 34ª Bienal seja uma iniciativa colaborativa. "Se conseguirmos criar um projeto com essas premissas de trabalho e que saiba ativar essas potências, daremos uma enorme contribuição para a arte e o país", disse ainda José Olympio.

Entre os recentes trabalhos de Crivelli Visconti, estão as curadorias do Pavilhão da República de Chipre na 58ª Biennale di Venezia, que acontece este ano, a exposição Brasile - Il coltello nella carne, no Padiglione D'Arte Contemporanea de Milão (2018), e a mostra Matriz do Tempo Real, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP (2018).

Para a 34ª Bienal de São Paulo, Visconti formou uma equipe composta pelo curador adjunto Paulo Miyada, curador do Instituto Tomie Ohtake, e pelos curadores convidados Carla Zaccagnini (artista, São Paulo-Malmo), Francesco Stocchi (curador de Arte Moderna e Contemporânea, Museum Boijmans Van Beuningen, Rotterdam) e Ruth Estévez (curadora geral, Rose Art Museum, Boston; diretora, LIGA DF, Cidade do México).

Em breve, a Fundação de São Paulo deve dar mais detalhes sobre a 34ª edição do evento. Em 2018, com o tema Afinidades Afetivas, a 33ª Bienal de São Paulo teve como curador-geral o espanhol Gabriel Pérez-Barreiro.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá