Linha 4

Publicidade

Camila Pitanga faz alerta após contrair malária em uma zona de Mata Atlântica

Da Redação

Foto: Reprodução/Instagram

A atriz Camila Pitanga fez um alerta sobre a malária após ela e a filha contraírem a doença. Segundo o relato da atriz no seu perfil pessoal do Instagram, ela não sabia o que tinha e foi quando uma amiga associou seus picos de febre com o fato dela estar em isolamento em uma zona da Mata Atlântica no litoral de São Paulo.

A doença é causada por quatro protozoários do gênero Plasmondium. Os sintomas mais recorrentes são febre alta, calafrios, tremores, dor de cabeça e náuseas. O tratamento precisa começar o quanto antes já que, quando o quadro se agrava, pode levar a hemorragias, convulsões e até a morte.

Transmissão da malária

No Brasil, a maior parte das notificações acontecem na região amazônica e a transmissão ocorre quando uma pessoa é picada por um mosquito, conhecido como mosquito-prego, contaminado. Apesar de ser menos comum, uma outra forma de contaminação é tendo contato com o sangue de alguém que está com a malária.

Ainda no seu perfil pessoal, Camila contou que teve picos de febre alta e calafrios. Ainda deixou claro que é “uma doença que ainda existe, é curável, mas precisa de cuidados. O tratamento é gratuito”.

COMENTÁRIOS

Publicidade

Publicidade