Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Como cantor de rock e de samba, Paulo Silvino deixou sua marca na música

17/08/17 às 15:00 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Conhecido como cômico de TV, muita gente não sabe é que Paulo Silvino teve começo de carreira artística como cantor de rock. Com o nome artístico de Dickson Savana, chegou a gravar disco pela Chantecler.

Depois, no início dos anos 1960, gravou outro, o LP Nova Geração em Ritmo de Samba, com o nome de Silvino Júnior, e cinco músicas - Guerra à Bossa, Vestígio de Saudade, Ursinho Dodói, Éramos Três e Copacabana sem Você. Quem também participa do disco? A grande Claudete Soares, com A Fábula que Educa. Os arranjos são de Eumir Deodato e bambas como Altamiro Carrilho e Durval Ferreira estão nos créditos. Silvino, muito criativo, introduziu nesse disco um certo "Quarteto da URSA", parodiando a famosa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a então poderosa URSS. URSA queria dizer "União Reabilitadora de Samba do Asfalto" e interpreta a canção Tristeza de Nós Dois.

O contexto musical da época era o seguinte: havia a Bossa Nova. E havia o pessoal que gostava do samba e achava que a renovação da Bossa Nova era legal, mas o tinha deixado muito elitista e pouco dançável. Nessa fresta entra o chamado Sambalanço, no qual pontificam figuras como Orlandivo e Ed Lincoln.

Leia mais:

Imagem de destaque

Youtuber Felipe Neto testa positivo para Covid-19

Imagem de destaque

Programa Guest visita casa do youtuber Renato Garcia

Imagem de destaque

Laudo da Polícia Civil indica acidente na morte de MC Kevin

Imagem de destaque

Polícia investiga morte de MC Kevin, no Rio de Janeiro

Olandivo era cheio de swing e compunha com onomatopeias engraçadas ("Samba blim, blim blau, tamanco batucando no quintal" ou "Sentado na calçada/de canudo e canequinha/tublec tuplim/eu vi um garotinho/tublec/tuplin, etc").

Paulo Silvino, amigo de mocidade, era seu parceiro. Um dia compuseram uma música chamada João e Maria e a mostraram numa noitada na casa do produtor Carlos Imperial, famoso pela moral flexível e suas festas de embalo. No dia seguinte, Orlandivo se encontrou com Roberto Carlos na gravadora Polydor e o futuro "Rei" lhe disse que ia gravar uma música chamada João e Maria. "Mas como você a conhece?", espantou-se Orlandivo. "Ora, é do Carlos Imperial e ele me deu para gravar", respondeu Roberto.

(Na verdade, a música era outra, Imperial havia pirateado o título.)

A partir de então, Orlandivo proibiu Silvino de ir às festas do Imperial depois de haver composto alguma música. "Você fica entusiasmado e aí acaba entregando o ouro para o Imperial". O episódio está contado no ótimo livro Sambalanço, a Bossa que Dança, de Tárik de Souza.

Essa fase passa rápido na carreira de Silvino. Logo começa a fazer teatro, escreve e atua na peça Anjinho Bossa Nova. Cria o personagem Tito Gastão, que o leva para a TV Rio em 1965. Daí para o sucesso na Globo com Faça Humor Não Faça a Guerra e Planeta dos Homens foi um passo.

E o resto é história. Mas, nessa história, Silvino também deixou sua marca na música popular brasileira.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá