Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Exploração de formatos garante obras tridimensionais

22/08/19 às 09:50 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Nem tudo na SP-Foto - que vai até domingo, 25, no Shopping JK Iguatemi - é fotografia "comum": câmeras, impressão, exposição. Na feira, o conceito de fotografia expandida ganha atenção com a presença de obras de artistas que fogem dos formatos convencionais de elaboração, produção e apresentação das imagens para ganhar o espaço e explorar formas tridimensionais. É o caso de Deborah Engel, Alexandre Mazza e Jaques Faing, entre outros.

Nascida em Palo Alto, EUA, mas no Brasil desde 1977, ano do seu nascimento, Deborah trabalha com fotografia expandida desde o início da carreira - primeiro com negativos, quando por um processo químico tratava as silhuetas e a elas aplicava máscaras de madeira, e depois mergulhando no trabalho de perspectiva. Na feira, a artista apresenta obras como Pauliceia (a colagem acima), já num processo de captura e tratamento digital e, mais tarde, de recortes físicos, com estilete, cola, régua, sobre mesa de vidro. "Assim, utilizo outros materiais para criar esse efeito tridimensional. É o que mais me interessa: o fazer é até mais interessante do que o resultado, porque é ele que leva para outros caminhos", explica

.

Leia mais:

Imagem de destaque

Youtuber Felipe Neto testa positivo para Covid-19

Imagem de destaque

Programa Guest visita casa do youtuber Renato Garcia

Imagem de destaque

Laudo da Polícia Civil indica acidente na morte de MC Kevin

Imagem de destaque

Polícia investiga morte de MC Kevin, no Rio de Janeiro

"Expandir" a imagem é para ela, portanto, necessidade. "Nunca fui fotógrafa no sentido Cartier Bresson. A fotografia se torna mais interessante para mim sendo experimental. Na geração em que estamos, do excesso de fotografias, para mim é mais interessante trabalhar dessa forma." Uma individual de outros de seus trabalhos está até o dia 31 na Portas Vilaseca Galeria, no Rio.

Para Alexandre Mazza, por outro lado, os trabalhos na SP-Foto, inéditos, são videoinstalações, partindo da imagem de água e de cachoeiras. Uma televisão projeta a imagem de uma queda dágua, que parece perfurar o chão. A ilusão de ótica é gerada com espelhos posicionados ao redor da imagem e dá a sensação de que a água escorre por um buraco no chão.

"Não sou super tecnológico", afirma. "Trabalho com câmera, película ou digital, e televisões, é o máximo da tecnologia que eu uso. O resto é 100% física. Não trato imagem, não uso programas, são imagens cruas."

Para ele, trazer o espectador para uma experiência pessoal com o trabalho é importante. "Um espectador de frente à obra, nos museus principalmente, não tem uma explicação. Minha busca é não só visual, mas também por experiência. Acredito que quanto mais ele se sente envolvido, mais vai se emocionar. Transcender com o vídeo ou com a ilusão de ótica traz justamente mais para dentro da experiência e para a parte visual."

Jaques Faing apresenta na feira a obra Eye-Dada (também reproduzida acima), em que manipula três vetores: fotografia, pintura e o que chama de caráter de situação ("o comportamento alterável destas estruturas visuais por eventual manipulação"). O processo de composição, para ele, é também de descoberta. "O trabalho pode me responder também quem eu sou. Mesmo não sabendo para onde vai, quero estar operando, fazendo, e assim me respondendo - ou não.".

13ª SP-FOTO

Shopping JK Iguatemi. Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2.041. 5ª a sáb., 14h/21h. Dom., 14h/20h. Grátis. Até 25/8

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá