Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Um Nelson Rodrigues seminal é revelado

15/06/18 às 07:50 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Uma família, pai, mãe, quatro filhas e três genros, que desmorona diante da notícia de que a caçula, Lúcia, de 14 anos, está grávida - ela não revela de quem. A Mentira foi escrita por Nelson Rodrigues (1912-1980) em 1953, em 18 capítulos publicados na revista Flan, e só saiu como romance em 2003. Agora, ganha temporada no Teatro Gláucio Gill, em Copacabana, pelas mãos da Cia OmondÉ, sob a direção de Inez Viana.

Adorada obsessivamente pelo pai, machista e autoritário com os outros membros da família, Lúcia, temporã, é uma menina "cheia de manhas e mimos". Um dia, sente-se mal, é examinada, e o médico sentencia: "Vai ter neném". Todos à sua volta lhe perguntam quem a engravidou. Ela não responde. As desconfianças acabarão por implodir o lar, resultando até em morte. Ao fim da trama, o espectador descobre que foi induzido ao erro todo o tempo, daí o título do texto.

"Toda a obra dramatúrgica do Nelson vem d'A Mentira, é um embrião. E é uma peça com questões atuais: a gravidez na adolescência, a discussão do aborto, a misoginia. A mulher é literalmente o pano de chão", conta a diretora, citando um dos parcos elementos cênicos da montagem. "Os diálogos parecem subtextos. É o que as pessoas pensam das outras, e não dizem. Nelson diz", aponta.

Leia mais:

Imagem de destaque

Youtuber Felipe Neto testa positivo para Covid-19

Imagem de destaque

Programa Guest visita casa do youtuber Renato Garcia

Imagem de destaque

Laudo da Polícia Civil indica acidente na morte de MC Kevin

Imagem de destaque

Polícia investiga morte de MC Kevin, no Rio de Janeiro

"A doença familiar, as obsessões, a atração do pai pela filha, os elementos rodriguianos estão ali", considera o ator Leonardo Brício, no palco com Denise Stutz (revezando com Inez), Junior Dantas, Zé Wendell, André Senna e Elisa Barbosa e Lucas Lacerda. "O ser humano não deu certo. A gente tenta ser sadio nas relações familiares, mas existe a insalubridade. As doenças estão aí."

Cheio de recursos e diferentes sotaques (tem carioca, potiguar, paraibano, mineiro e baiano), o elenco da OmondÉ, companhia que faz dez anos com sete espetáculos no repertório, e muitos prêmios, assume os papéis alternadamente.

É o primeiro Nelson do grupo, que vai celebrar a primeira década com a estreia de uma obra inédita de Ariano Suassuna, a convite da família, no sertão da Paraíba. Antes, em novembro, A Mentira participa do Projeto Ano da Dramaturgia Brasileira, no Sesc Ipiranga, com uma leitura dramatizada no estilo radionovela.

A temporada no Gláucio Gill não tem patrocínio - a pequena renda gerada por oficinas de leitura do texto para estudantes arca com os custos básicos. "Para nós, neste momento do Brasil e do Rio, é um ato revolucionário estar em cena", diz Inez, que fez a adaptação da peça.

Pouco conhecido mesmo por quem domina a produção jornalística e teatral de Nelson, A Mentira saiu em livro, pela Companhia das Letras, 50 anos depois de escrita, graças ao trabalho arqueológico e devotado do diretor gaúcho Caco Coelho, estudioso obstinado do legado rodriguiano. À época, ele fez uma montagem no clube de futebol do coração do escritor, o Fluminense.

"Este é o nascimento das tragédias cariocas de Nelson. Depois vêm A Falecida, Boca de Ouro, O Beijo no Asfalto... A Mentira é Nelson no esplendor da linguagem", define Coelho. Em 1953, Nelson já havia escrito seis romances com o pseudônimo de Suzana Flag, e um como Myrna, sendo A Mentira o primeiro a levar sua assinatura.

Coelho começou a escavar os escritos de Nelson em 1995. Dirigiu cinco espetáculos dele - o mais recente é Valsa #6, com o qual deve viajar mais ainda esse ano - e editou oito livros. "Nelson tinha a preocupação de que sua obra permanecesse. Para isso, não falsificava o ser humano. É o autor mais atual que nós temos", afirma. Até 2020, quando se completam 40 anos de sua morte, ele quer lançar A Geografia de Nelson Rodrigues, com os caminhos percorridos pelo pensamento e a obra do autor.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá