Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Leilão de cafés reúne especialistas na bebida

03/12/18 às 08:32 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Um leilão de cafés especiais reuniu no Iapar mulheres que são produtoras, baristas e proprietárias de cafeterias. E os especialistas são exigentes na hora de escolher os melhores produtos. Elas são mulheres do café. Plantam, colhem, beneficiam e vendem. No leilão feito pelo Iapar e Emater, apenas produtos delas, cultivados no norte pioneiro. A produtora Cristina de Oliveira Souza é de Pinhalão, foi criada em meio a cafezais, mas foi em 2004, que decidiu que viveria do que ia produzir. Hoje só cultiva cafés especiais.

História parecida com a da Eloir Souza. Há 15 anos decidiu cultivar o próprio café, há cinco produz apenas especiais. Trouxe duas sacas de 30 quilos pro leilão e confia que vai conseguir um bom preço. Todos esses são possíveis compradores. E o primeiro processo é esse, cheirar o pó. Depois de escaldado, é hora de sentir o aroma novamente. E só depois: degustar.

O Luiz é de uma torrefação e cafeteria de Curitiba. Pode degustar diferentes cafés e gostou tanto que decidiu dar alguns lances em lotes. É o segundo ano que ele vem. Os diferentes tipos de Café passaram durante dois dias, por um júri formado por especialistas na área. E avaliação foi por critérios bem rígidos, seguindo os parâmetros da associação americana de cafés especiais.

Leia mais:

Imagem de destaque

Bolo de santo Antônio

Imagem de destaque

Risoto de funghi com tiras de falso mignon para surpreender no dia dos namorados

Imagem de destaque

Arraiá do Vitrine Revista: Broinha de fubá com goiabada

Imagem de destaque

Chef Kids: ESPAGUETE AO SUGO E RICOTA

A expectativa é que o leilão supere do ano passado, quando uma saca de 30 quilos foi vendida por R$ 3800 e foi considerado o café mais caro do Paraná. A média de venda foi de R$ 700 por saca de 30 quilos.

(Reportagem: Ticianna Mujalli/ Fabio Lainetti)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá