Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Como deixar seu comércio mais seguro?

09/10/19 às 14:46 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Utilizar sistemas de segurança, planejar corretamente o espaço e treinar os funcionários são algumas das principais ações

Além de se atentar a questões de segurança digital, como ter uma loja virtual com ferramentas antifraude e um site confiável e seguro aos consumidores, também é fundamental se preocupar com o estoque, ainda mais se for um comércio voltado para a venda física de produtos. Nesse caso, são necessárias algumas ações para se prevenir de roubos e assaltos.

Tudo começa na entrada. Uma das formas de reforçar a segurança do local é contar com uma porta de enrolar de aço. Elas são mais resistentes e reforçadas, justamente para diminuir a chance de invasões. Também são altamente duráveis e podem estar presentes no comércio por muitos anos. A empresa também pode contratar sistemas de segurança, como câmeras de vigilância e alarme, além de interfone para liberar a entrada de pessoas. Outra estratégia, de acordo com o tipo de comércio, é incluir uma catraca na entrada -- mas, nesse caso, é importante não prejudicar o fluxo de pessoas e não atrapalhar a experiência do consumidor.

Leia mais:

Imagem de destaque

Miss Foz, eleita Miss Paraná, vai a Albânia para concorrer o Miss Globo

Imagem de destaque

Miss Mercedes Eduarda Van de Sand é eleita Miss Paraná 2020

Imagem de destaque

Cascavelense vai representar o Paraná no Miss Brasil

Imagem de destaque

Calçado colabora para a criação de looks atemporais, modernos e cheios de estilo

Pode não ser tão óbvio, mas o planejamento do espaço também é um atributo que pode contribuir ou não para a facilidade de roubos e assaltos. Nesse sentido, a recomendação é ajustar os produtos mais valiosos, de forma que eles não sejam tão visíveis; deixar balcões e expositores em locais nos quais seja possível monitorá-los; e posicionar o caixa também em um lugar estratégico, no qual possa ser visto pelos funcionários com facilidade.

Uma vez organizado o espaço e contratados serviços de segurança, também é de suma importância lidar com o estoque. Para acessar essa área tão sensível, é indicado que as pessoas tenham autorização para estar no local, seja com a apresentação de um crachá ou identificação biométrica. Isso afasta a possibilidade de estranhos observarem e entrarem com frequência no local onde você guarda boa parte dos produtos.

Uma boa dica para fazer o controle do estoque e de outras questões relacionadas com processos burocráticos é contar com um sistema informatizado, para centralizar todos os dados e informações. Essas ferramentas são chamadas de ERP e estão disponíveis tanto para pequenos comércios como para grandes empresas. Ajudam a controlar o fluxo de caixa, o estoque, entre outros dados e informações do negócio, tudo em um único lugar.

Utilizar a tecnologia para melhorar os processos e diminuir a chance de roubos é uma boa estratégia, assim como planejar o espaço e contar com serviços de segurança. Mas, além disso, existe o fator humano, também essencial para evitar esse tipo de ocorrência. Os funcionários do comércio devem receber um treinamento para se capacitar para essas situações. Assim, saberão prestar atenção em aspectos importantes, para detectar possíveis situações de roubo ou furto.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá