Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Começa a 39ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina

11/07/19 às 07:29 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O 39º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) realiza sua abertura solene nesta quinta-feira (11), com a Orquestra Sinfônica do Paraná. O concerto, com início às 20h30, no Teatro Ouro Verde, terá como regente o maestro Norton Morozowicz. O solista será o diretor artístico do evento, Marco Antônio de Almeida. No programa estão obras de Rossini, Haydn e Mendelssohn Bartholdy.

A Abertura Festiva do FIML ocorreu com o pianista Nelson Freire, reconhecido internacionalmente, que executou Schumann e Chopin, na terça-feira (9), no Teatro Ouro Verde. Ainda neste mesmo local, no dia 13, às 20h30, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) executa um programa com obras de Tchaikovsky. O solista da noite será o violinista Leonardo Jaffé e o regente o maestro italiano Massimiliano Carraro.


Programação artística

Em sua programação artística, o 39º FIML traz ainda o Coletivo Quizomba no Conjunto Cafezal, domingo (14), dentro do projeto “Música Fora do Centro”, e no mesmo dia a expertise dos “Xodós”, no violão, poderá ser ouvida no Teatro Ouro Verde.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Ouro Verde: Coro UEL comemora 50 anos com concerto nesta sexta-feira

Imagem de destaque
CULTURA

Osuel realiza concerto Árias de Óperas na quinta-feira no Ouro Verde

Imagem de destaque
CAMPEÃ PARANAENSE

Orquestra de Metais Londrina é campeã paranaense na categoria Banda de Concerto

Imagem de destaque
EM MINAS GERAIS

Ex-alunos de Música da UEL ganham Festival Nacional da Canção, em MG


E na segunda (15), no Royal Plaza Shopping, será a vez da Abertura do Kids Festival, com a Orquestra de Câmara da Rocinha (RJ), Orquestra Arte & Vida (Arapongas), Associação Cultural e Recreativa Illuminare (Dist.São Martinho/Rolândia). As três orquestras são importantes no panorama de projetos sociais. O grupo londrinense “Entre Nós” apresenta no mesmo dia, às 20h30, no Teatro Ouro Verde, uma releitura de “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto.

O tradicional concerto no Zerão terá como “astro” a Orquestra Mundana Refugi, formada por profissionais de diversas etnias, em sua maioria refugiados e imigrantes. Vale conferir esta apresentação no domingo (21), às 16h30. Entre as atrações também estão André Mehmari Trio, Água de Moringa e Camerata do FIML.

A Banda Sinfônica do 39º Festival Internacional de Londrina e o Coro do Festival fecham o evento em dois belíssimos concertos nos dias 24 e 25 de julho, às 20h30, no Teatro Ouro Verde, sob as batutas de Lélio Alves e Mariana Farah.

Diversidade

Bem variada e com apresentações que envolvem MPB, jazz, música erudita, música medieval, folclore, ópera, musicais e formações diversificadas de grupos, a programação artística do 39º FIML promete agradar e pode ser conferida no site do evento: www.fml.com.br. O Festival será realizado entre os dias 9 e 25 de julho e terá apresentações em teatros, ruas e praças, hospitais, ônibus, bares (Festival By Night), espaços abertos como o Zerão, entre outros.

Os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla (www.sympla.com.br) e na Livraria Ciranda (R. Pref. Hugo Cabral, 656). A região também recebe a programação do festival. Estão na programação Arapongas, Apucarana, Cascavel, Jataizinho e Rolândia.

Grade pedagógica

O evento ainda conta com uma programação pedagógica oferecendo 57 cursos em seis módulos, ministrados por 49 professores. As inscrições para estes cursos e oficinas estão abertas e devem ser feitas pelo site, até hoje, quarta-feira (10).

Também estão no site as inscrições para o 5º Encontro Nacional de Composição Musical (5º Encom), que será realizado de 10 a 12 de julho, no “Cultural Hall” (Escola de Inglês e Espanhol Cultural – Rua: prof. João Cândido,1156). O Encom é promovido pelo curso de Música da UEL em conjunto com o FIML e este ano tem na coordenação o professor e músico, André Siqueira. O QG do FIML será pelo segundo ano consecutivo o Colégio Estadual Hugo Simas (Rua Pio XII, 195 – centro). Devem participar do evento quase 800 alunos. O 39º FIML está orçado em 1 milhão e 300 mil reais.

Adote Um Músico

A Campanha “Adote Um Músico”, iniciativa criada pelo Festival Internacional de Música de Londrina (FML) com o objetivo de auxiliar a hospedagem de estudantes que vêm de outras regiões do país, em residências de famílias londrinenses, durante o evento, aceita inscrições através do link: http://fml.com.br/39/campanha.asp. Informações pelo telefone (43) 3028-3418 e 3026-3418

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande.

É uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura; da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic); da Universidade Estadual de Londrina, por meio da Casa de Cultura; e da Associação de Amigos do FIML.

O FIML conta com patrocínio da Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean. São copatrocinadores Sinpro, Laborsolo e Midiograf.

Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts, Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato, Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9 e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.


Texto: Assessoria de Imprensa do 39º FIML / reprodução N.com

© Copyright 2023 Grupo Tarobá