Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Festival Causo e Viola traz ao público a cultura caipira de espírito simples e raízes profundas

10/11/20 às 11:10 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Com shows online e gratuitos das Irmãs Barbosa, da dupla Zé Mulato e Cassiano e também do violeiro Paulo Freire, o Festival Causo e Viola já é um dos destaques culturais para esse mês de novembro. Outro motivo para a expectativa do público é participação do contador de causos mineiro Marcelino Xibil e a tradicional mostra competitiva de compositores e grupos caipiras. Nessa edição, 20 grupos de diversos estados apresentam novas composições e concorrem a prêmios que vão até 5 mil reais. Os vídeos com as composições participantes já estão disponíveis ao público no site do festival e no Youtube. 

O Festival Causo e Viola será realizado de forma totalmente online e gratuita entre os dias entre os dias 12 e 14 de novembro. Além disso, contará com oficinas gratuitas de canto e viola caipira a partir do dia 7 de novembro.

Na quinta-feira, dia 12 de novembro às 19h30, a palestra participativa do violeiro Paulo Freires sobre Inezita Barroso deve arrepiar o público participante. A homenagem a grande Inezita Barroso será realizada no aplicativo zoom. Para participar é necessário se inscrever gratuitamente pelo site do festival. 

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Ouro Verde: Coro UEL comemora 50 anos com concerto nesta sexta-feira

Imagem de destaque
CULTURA

Osuel realiza concerto Árias de Óperas na quinta-feira no Ouro Verde

Imagem de destaque
CAMPEÃ PARANAENSE

Orquestra de Metais Londrina é campeã paranaense na categoria Banda de Concerto

Imagem de destaque
EM MINAS GERAIS

Ex-alunos de Música da UEL ganham Festival Nacional da Canção, em MG

A abertura oficial ocorre na sexta-feira, dia 13 de novembro, com um grande show da famosa dupla Mineira Zé Mulato e Cassiano. Quem abre essa noite, será o contador de causos mineiro Marcelino Xibil. O contador de causos é natural da pequena cidade de São Miguel do Anta, zona da mata mineira. Em seguida, 5 dos 10 finalistas do festival apresentarão suas composições. O encerramento da noite fica por conta de um grande show com a famosa dupla mineira Zé Mulato e Cassiano.

Por fim, a festa de encerramento e premiação será realizada no sábado dia 14 de novembro, também às 19h30, e contará com show das Irmãs Barbosa. O violeiro Paulo Freire fará a abertura da noite com seus causos e seus ponteados de viola. Em seguida, a apresentação dos outros 5 finalistas do festival e o anúncio dos vencedores dessa edição. Para valorizar a participação de todos os grupos e do público em mais um festival, as Irmãs Barbosa Edna e Dinah prometem animar o público no show de encerramento para celebrar a cultura caipira.

A seleção do festival conta com curadoria do pesquisador da música caipira Cléber Toffoli. Cleber também é produtor e apresentador do premiado programa de rádio Voz e Viola que está no ar há mais de 29 anos.

Para assistir às 20 composições finalistas, se inscrever nas oficinas e conferir a programação completa, basta acessar o site do festival em: www.causoeviola.com.br

O Festival Causo & Viola conta com o apoio da COPEL e foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Governo do Estado do Paraná.

Após ler o Grande Sertão do Guimarães Rosa, Paulo Freire decidiu que conhecer a música do sertão. Assim, foi definitivamente encantado por essa cultura de sabedoria popular. Mas, nessa edição, Paulo nos fala sobre a grande Inezita Barroso. 

SERVIÇO:
Festival Causo & Viola online
Quando: De 12 à 14 de novembro de 2020.
Onde? Pelo zoom, site, youtube e facebook.
Mais informações: www.causoeviola.com.br.

E-mail: [email protected].
Curador: Cléber Toffoli – (43) 99991-5750
Produção: Gustavo Aranha – (43) 99186-8461

© Copyright 2023 Grupo Tarobá