Oeste do Paraná tem shows de jazz gratuitos na sexta do Dia dos Namorados

Redação Tarobá News
Música | Publicado em 11/06/2019 às 17:31

Atrás de um programa diferente, e de graça, para o Dia dos Namorados? Na sexta-feira, dia 14 de junho, às 20 horas, Medianeira tem mais um show da série Bravíssimo. Apresentam-se no palco do CPC Arandurá, a artista europeia Olga Kiun e o compositor brasileiro Davi Sartori, com um repertório escolhido para mostrar ao piano a  mistura do jazz com a música clássica. Basta retirar os ingressos na bilheteria para garantir o lugar neste concerto especial.

Durante o concerto, Liana Justus, especialista em História da Música, vai explicando ao público quem é cada compositor e a importância da música que vai ser tocada. E se você não pode ir à noite, tem outras duas apresentações gratuitas na sexta-feira, às 10h e às 15h. Durante o dia,  Davi Sartori toca músicas de Ernesto Nazareth, Scott Joplin e George Gershwin, em apresentações mais descontraídas, para receber as escolas da região. À noite, as composições de Gershwin ganham a companhia das peças musicais de Claude Debussy.

E para quem está empolgado com o mundo da música erudita, no sábado (15) pela manhã, às 10h, no CPC Arandurá, Liana Justus vai falar sobre como funcionam as orquestras e qual o papel de cada instrumento musical dentro deste conjunto complexo de metais, percussão, cordas e instrumentos de sopro. Estas atividades, igual aos shows, também são gratuitas.

Pianistas convidados

A pianista russa Olga Kiun, 73 anos de idade, nascida na antiga União Soviética e radicada em Curitiba desde os anos 1990, fez carreira na Europa, tendo estudado no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou. Formou várias gerações de músicos na capital do Paraná e gravou seu primeiro álbum em 2010. O mais recente, de 2017, traz composições de artistas brasileiros e russos.

Pianista, arranjador e compositor, Davi Sartori foi aluno de Olga Kiun na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Premiado em concursos por todo o país, atuou como solista nas principais orquestras do sul do Brasil, tendo se apresentado com a Camerata Antiqua de Curitiba. Foi solista com a orquestra de cordas de Ribeirão Preto, com a regência de Claudinei Alves De Oliveira, e com a Orquestra de Câmara no Festival Olga Kiun, com regência de Osvaldo Colarusso.

Concertos Bravíssimo

A série de shows em Medianeira, que irão até o mês de dezembro, fazem parte do programa Bravíssimo, uma iniciativa da Unicultura em parceria com a prefeitura da cidade. Graças às empresas patrocinadoras, Medianeira ganhou, em abril, o primeiro piano de cauda do município. Trata-se de um modelo Samick NSG 228, que tem o tamanho de um carro popular, e pesa 415 quilos.

Com o apoio de lei federal de incentivo à cultura, a Frimesa, que possui um frigorífico na cidade de Medianeira, concordou em investir na cultura como vetor de transformação regional, adquirindo o instrumento musical. “São poucas as cidades do Brasil que possuem um piano com essa qualidade, que foi trazido da Coreia do Sul para a população daqui. No Paraná, com 399 municípios, dá para contar nas mãos quem tem esse instrumento. Medianeira agora está entre as grandes cidades do Estado”, ressalta Ricardo Trento, diretor da Unicultura.

Após esse empurrão, a série de concertos voltados à formação de plateia, com workshops para os mais interessados aos sábados pela manhã, ganharam o patrocínio, além da Frimesa, da Lar Agroindustrial, Fertipar, e apoio da Publicar Painéis e da Rede Costa Oeste. Os shows são gratuitos graças a esses incentivadores  e os ingressos podem ser retirados antecipadamente na bilheteria do local.

 

Serviço:

Bravíssimo apresenta “Jazz na Música Clássica”, com Olga Kiun e Davi Sartori

Sexta-feira, dia 14 de junho,  às 10h, às 15h e às 20h no CPC Arandurá

 

Curso de Formação de Novas Plateias de Música Clássica: A Orquestra e seus Instrumentos com Liana Justus

Sábado, dia 15 de junho, às 10h no CPC Arandurá

 

Entrada gratuita (retirar os ingressos no CPC Arandurá, na avenida Brasil, 899 - de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30).

 

Escolas e grupos podem agendar direto no CPC Arandurá, pelo telefone  (45) 3264-8674.

Assessoria



Relacionados

Música | 14-06-2019 09:25

Morre, aos 86 anos, o produtor musical André Midani

Morre, aos 86 anos, o produtor musical André Midani

Música | 13-06-2019 15:40

Gloria Groove lança clipe com Iza

Gloria Groove lança clipe com Iza

Música | 11-06-2019 10:45

DJ Khaled estaria planejando processar Billboard após álbum não chegar ao topo

DJ Khaled estaria planejando processar Billboard após álbum não chegar ao topo

Música | 08-06-2019 15:50

André Matos, das bandas Angra e Shaman, morre aos 47 anos

André Matos, das bandas Angra e Shaman, morre aos 47 anos

PUBLICIDADE