Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Diocese celebrou o Dia do Catequista

28/08/19 às 08:48 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em comemoração ao Dia do Catequista – 25 de agosto –, no Centro de Eventos do Parque de Exposições, em Francisco Beltrão, aconteceu o Congresso Diocesano da Catequese, com o tema “Igreja, casa da iniciação à vida cristã”.

Com mais de três mil catequistas, o evento iniciou às 8h30, com acolhida aos participantes provenientes das 46 paróquias da Diocese de Palmas - Francisco Beltrão. Na sequência teve espiritualidade, reflexão das novas diretrizes evangelizadoras da Igreja no Brasil, através das apresentações teatrais feitas pelos decanatos e os padres Emerson Detoni e Valdecir Bressani. Às 11h, foi celebrada missa presidida pelo bispo dom Edgar Ertl. Às 14h, show catequético com o padre Ezequiel Dal Pozzo e em seguida a celebração de envio dos catequistas.

“A comemoração foi em gratidão aos catequistas pelo bem que fazem à Igreja e como forma de celebrar este dia especial”, disse padre Emerson Detoni (coordenador diocesano da Ação Evangelizadora).
Dom Edgar afirmou que a primeira missão do catequista é levar aos catequizandos duas grandes experiências: a primeira é da pessoa de Jesus, o catequista por excelência; a segunda é a vivência da vida cristã na comunidade: “A catequese é a introdução na vida de Jesus e na vida da Igreja’, disse o bispo.

Leia mais:

Imagem de destaque

Após a pandemia, Celebração da Paixão de Cristo volta a ser sem restrições

Imagem de destaque

Espetáculo da Paixão de Cristo reestreia com grande público em Arapongas

Imagem de destaque

Igreja Nova Aliança realiza musical de Natal neste domingo

Imagem de destaque

Entenda porque os cristãos consomem mais peixes na Quaresma

O padre Ezequiel Dal Pozzo ressaltou que catequese significa fazer ecoar a mensagem do amor e que o catequista tem uma missão importante, porque o amor é o que dá sentido à vida: “A mensagem de Jesus se concentra exatamente nas pessoas que se encontram no amor, uma fortalecendo a outra criando a fraternidade universal”, concluiu o padre.

Para o catequista José Rafagnin (Paróquia Imaculada Conceição de Dois Vizinhos), celebrar o dia do catequista representa uma grande alegria: “Em nosso coração arde a mensagem de Cristo que vai nos mostrando que a missão é longa e contínua. Sou catequista há mais de 30 anos, sempre com nova visão sobre os desafios, mas a missão é sempre a mesma: transmitir Jesus nos corações das crianças”, disse José.

A catequese é a iniciação cristã para as crianças e jovens, falou Francieli Bugalho (Paróquia Cristo Rei de Realeza): “É lá que dão o primeiro passo para conhecer Jesus e a comunidade de fé, marcando o início de uma missão e contribuindo para o crescimento de missionários na comunidade paroquial”, pontuou.
Na Diocese de Palmas - Francisco Beltrão, atualmente são 4.200 catequistas atuantes.


Jornal de Beltrão

© Copyright 2023 Grupo Tarobá