Linha 4

Publicidade

Liberdade e tolerância religiosa são temas de evento on-line

Redação Tarobá News

O Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ), promove nesta quinta-feira (21), das 8h às 10h, a “6ª Londrina Religiões Unidas pela Paz e em Prol da Tolerância Religiosa”. O encontro é uma realização do Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Londrina (GDI), com apoio da ONG Londrina Pazeando. Os interessados podem participar de forma on-line, por meio da plataforma do Google Meet (clique aqui).

A atividade faz alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrada anualmente dia 21 de janeiro. Neste ano, o encontro será realizado de forma híbrida. Os líderes de 17 religiões diferentes irão se reunir de forma presencial, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na Rua Belo Horizonte, n° 1236. Os representantes que possuem mais de 60 anos, participarão de forma on-line.

O secretário do COMPAZ e gestor da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, comenta que o evento visa celebrar a data, reafirmar o compromisso da tolerância religiosa e estimular a paz. “Nós temos feito esse evento ao longo dos últimos anos para exaltarmos alguns princípios do GDI, como a livre manifestação religiosa, o respeito e a união de pessoas de diversas crenças em prol de causas comuns. Os representantes de cada religião irão comentar, de três a cinco minutos, sobre a importância da liberdade religiosa e da cultura de paz”, disse.

Sobre a data – O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, foi instituído em 2007, por meio da lei n° 11.635. A data é uma homenagem à Mãe Gilda, do Terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum (localizado em Salvador, na Bahia), que foi vítima de diversas agressões, provocadas pelo preconceito à sua religião.

COMENTÁRIOS

Publicidade

Publicidade