Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Adolescentes conversam online sobre saúde mental

10/10/19 às 10:26 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

As Secretarias de Estado da Saúde e da Educação promovem nesta quinta-feira (10), a partir das 10 horas, a transmissão online de uma conversa sobre a Saúde Mental. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e terá como apresentadores adolescentes. A transmissão pode ser acessada no link http://youtu.be/I150HNST3-I. Além de acompanhar o vídeo, é possível enviar perguntas e comentários ao vivo.

Popularmente, quando se fala em saúde mental há um direcionamento para a doença mental. Essa percepção pode ser uma maneira de memória coletiva baseada em ocorrências culturais, filmes, novelas, livros e outras produções.

De acordo com a coordenadora da Divisão da Saúde Mental da secretaria estadual da Saúde, Larissa Yamaguchi, este ano a proposta é valorizar o caminho inverso – abordar a saúde e não o adoecimento em si. “No Dia Mundial de Saúde Mental o propósito é desmistificar a imagem que temos e enaltecer a saúde mental. Por isso convidamos adolescentes para conversar e refletir sobre saúde mental, oportunizando espaços de diálogos em que se possa falar sobre o tema, incentivando o protagonismo para formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente”, explicou Larissa.

Leia mais:

Imagem de destaque
SECRETARIA DE SAÚDE

Boletim semanal contabiliza 3 novas mortes por dengue em Londrina

Imagem de destaque
MISSÃO

Aeromédico do Consamu completa a missão de número 4 mil nesta sexta-feira

Imagem de destaque
IMUNIZAÇÃO

Apucarana atinge meta ao vacinar 95,9% das crianças contra a paralisia infantil

Imagem de destaque
CASCAVEL

Carreata de carros antigos marca início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

A abordagem da saúde mental voltada a adolescentes e crianças foi definida considerando que esta é uma fase de muitos conflitos internos devido às mudanças corporais, nas relações pessoais e sociais. Além disso, as secretarias de Saúde e Educação desenvolvem o PSE em 4.470 escolas da rede pública do Paraná. O Programa contempla aproximadamente 980 mil educandos de 373 municípios, com ações de promoção da saúde e prevenção de agravos, abordando a cultura da paz, a prevenção das violências e do uso de álcool, tabaco e outras drogas, entre outras.

A live terá a participação e condução dos adolescentes do Projeto Propulsão/Grupo Marista, coordenado pelo psicólogo Henrique Brojato. O Centro Social Marista Propulsão tem como foco a reinserção social ou, em muitos casos, a invenção de novas formas de inserção social – daí a opção pela grafia “(re)inserção”. A metodologia do projeto integra ações pautadas no direito de cuidado em liberdade, tal qual previstas no Sistema Único de Saúde e na Rede de Atenção Psicossocial, e também com ações de educação não formal.
O conteúdo da transmissão permanecerá disponível no mesmo link para visualização posterior.


Aen PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá