Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saiba as formas de incentivar a alimentação saudável para crianças, adolescentes e idosos

27/08/19 às 06:54 - Escrito por Redação Tarobá News

 Uma boa alimentação é fundamental em todas as fases da vida: crianças, adolescentes e principalmente na terceira idade. Aliadas às atividades físicas e intelectuais, esses hábitos saudáveis auxiliam na prevenção de doenças.

Refeições equilibradas

Faça sempre, no mínimo, três refeições ao dia: café da manhã, almoço e jantar. Nos intervalos, o ideal é consumir alimentos frescos para ajudar a compor uma dieta equilibrada em nutrientes. Lembre-se de comer devagar e em um local tranquilo para melhorar ainda mais a experiência.


Alimentos integrais

Inclua no cardápio grãos integrais e alimentos que são fontes de energia, como arroz, milho, batata e mandioca.


Alimentos frescos

Tente inserir frutas, legumes e verduras em todas as refeições. O hábito contribui para a ingestão de vitaminas, minerais e fibras. Feiras livres tendem a oferecer mais opções por valores mais atrativos.


Arroz e feijão

A dupla mais tradicional da culinária brasileira é um dos pratos mais nutritivos e precisa estar presente no almoço ou no jantar. Tente variar com diferentes tipos de feijões e leguminosas como soja, lentilha ou ervilha.


Proteínas

Carnes, ovos e peixes também devem fazer parte da alimentação nesta fase. Lembre-se de incluir também leites e derivados, pois são importantes fontes de cálcio.


Hidratação

Beber bastante água ao longo do dia evita a desidratação, principalmente em dias mais quentes. Se quiser variar, experimente incluir rodelas de limão ou folhas de hortelã para saborizar.


Cuidado com os excessos

Evite exagerar no óleo, açúcar, sal e condimentos durante o preparo dos alimentos. Para dar mais sabor, experimente produtos naturais como ervas e temperos.


Boa companhia

Ter uma companhia no momento das refeições ajuda a comer de maneira saudável, com regularidade e ainda favorece o apetite. Tente sempre se alimentar entre amigos ou familiares para a experiência ficar ainda mais agradável.

Os pais têm papel fundamental na construção de bons hábitos alimentares dos filhos. Ter esta preocupação e aplicar atitudes desde os primeiros anos de vida da criança são facilitadores para que ela aprenda a optar pelo que é mais saudável de forma natural. No entanto, sempre é tempo de promover a mudança em casa. Separamos cinco formas de incentivar a alimentação saudável:

• Evite que os pequenos tenham acesso a alimentos processados e ultraprocessados ricos em conservantes, corantes e com realçadores de sabor como salgadinhos, biscoitos industrializados, sopas instantâneas, pizzas congeladas, etc.;

• O exemplo é uma das principais formas de incentivo, portanto, é importante oferecer alimentos saudáveis e, sempre que possível, fazer as refeições em conjunto, demonstrando concretamente que os pais também se alimentam de modo saudável;

• A indústria costuma caprichar nas embalagens dos alimentos voltados ao público infantil, com muitas cores e ilustrações ligadas ao universo das crianças. Em casa é importante investir na produção também, oferecendo alimentos saudáveis de maneira divertida, como frutas em espetinho e saladas em formato de desenho;

• Envolva as crianças no planejamento das refeições e preparação dos pratos. Questione, por exemplo: “você quer cenoura e beterraba ou alface e tomate?”, “hoje faremos suco de manga ou de mamão?”, “prefere macarrão com brócolis ou frango com legumes?”

• O Ministério da Saúde recomenda a ingestão diária de três porções de frutas. Para seguir a recomendação, vale também preparar sucos e vitaminas.


Trocas positivas


●        Trocar açúcar refinado por açúcar mascavo ou demerara.

●        Sorvete por banana congelada batida.

●        Pipoca de micro-ondas por pipoca de panela.

●        Sucos de caixinha por água saborizada.

●        Queijo amarelo por queijo branco.

●        Sobremesa tradicional hipercalórica por salada de frutas.

●        Bolachas recheadas por biscoitos integrais.

●        Pão branco por pão integral.



© Copyright 2022 Grupo Tarobá