Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Programa Pedala Paraná inicia neste no domingo em Guaratuba

12/01/21 às 16:26 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Paraná Esporte, em parceria com os municípios do Litoral, dá início ao programa Pedala Paraná com a inauguração neste mês de três diferentes rotas de cicloturismo, em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Elas integrarão um total de 20 circuitos programados para serem lançados até o fim de 2021, em diferentes pontos do Estado.

A primeira será a Rota do Descoberto, em Guaratuba, cuja atividade inaugural acontece no domingo (17). Com 30 quilômetros, é considerada de intensidade média. O encontro dos participantes inicia às 8 horas no quilômetro 20 da Rodovia Máximo Jamur (Estrada Rural do Descoberto). A saída está programada para as 9 horas.

Para as atividades serão tomadas todas as medidas de prevenção ao coronavírus. É obrigatório o uso de máscara e o distanciamento social. Também será disponibilizado álcool em gel para higienização frequente das mãos

Leia mais:

Imagem de destaque
POTENCIAL

Em Apucarana, encontro sobre turismo religioso tem palestras e visita a roteiro da fé

Imagem de destaque
TURISMO CULTURAL

Cascavel entra no rol das cidades que atraem visitantes em busca de turismo cultural

Imagem de destaque
FOZ DO IGUAÇU

Turismo Itaipu lança aplicativo e amplia dias e horários para a alta temporada

Imagem de destaque

Iluminação e Show das Águas ficam em Londrina até 6 de janeiro

Em Matinhos, a ciclorrota terá um trajeto urbano, circundando a orla. A inauguração está prevista para 24 de janeiro.

Em Pontal do Paraná, a rota será na Estrada do Rio Guaraguaçu, passando pela Aldeia Karaguata Poty, da tribo Guarani, e terminando na Área de Preservação Arqueológica dos Sambaquis, um depósito feito por povos primitivos de valor histórico e, para os índios, espiritual. O lançamento em Pontal será em 31 de janeiro.

“A intenção é criar alternativas que possam aliar a prática do esporte, o turismo e, desse modo, fortalecer a economia de diferentes regiões do Paraná”, explica o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski.

Além disso, as estações instaladas nessas ciclorrotas são elaboradas com materiais reciclados. “Isso demonstra também o cuidado com o meio ambiente, tornando o projeto ambientalmente responsável e sustentável”, completou Wirbiski.

INFRAESTRUTURA - As estações contêm ferramentas para socorros de urgência, bomba para encher pneus, além de um mapa com as informações do trajeto. Elas são construídas a partir de madeira de reflorestamento e lixo coletado nas trilhas, aglutinados em um processo único, formando a lixeira e a placa que abriga o mapa. São denominadas Serviço de apoio ao cicloturista.

Informações gerais sobre a inauguração podem ser obtidas na Prefeitura de Guaratuba (41) 3472-8650.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá