Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Servidores resgatam história de entidade que se dedicou à geologia do Paraná

06/01/21 às 14:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Instituto Água e Terra, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, conta com todo o acervo do extinto Serviço Geológico do Estado do Paraná (Mineropar), no site do órgão. O trabalho está sendo realizado por dois servidores que integravam os quadros do antigo instituto e, hoje, atuam na  Diretoria de Gestão Territorial (Divisão de Geologia).

O geólogo Marcos Vitor Fabro Dias e o Técnico em Geoprocessamento, Juarez Palma Torres de Freitas, são os responsáveis por realizar todo o levantamento e catalogar os documentos (relatórios, mapas, arquivos de geoprocessamento, cartilhas, manuais e planilhas) que estão disponíveis aos interessados, estudantes, profissionais de todas as áreas, prefeituras municipais e setor produtivo do Paraná.

A ação iniciou com a preocupação dos servidores em resgatar a memória da Mineropar, órgão que atuou fortemente durante quase quatro décadas na produção do conhecimento geológico do Estado. Ao acessar o conteúdo, o visitante, de forma remota, terá ao seu dispor uma impressionante quantidade de informações sobre o universo geológico paranaense.

Leia mais:

Imagem de destaque
POTENCIAL

Em Apucarana, encontro sobre turismo religioso tem palestras e visita a roteiro da fé

Imagem de destaque
TURISMO CULTURAL

Cascavel entra no rol das cidades que atraem visitantes em busca de turismo cultural

Imagem de destaque
FOZ DO IGUAÇU

Turismo Itaipu lança aplicativo e amplia dias e horários para a alta temporada

Imagem de destaque

Iluminação e Show das Águas ficam em Londrina até 6 de janeiro

O trabalho traz a público todo o esforço desprendido por dezenas de funcionários, muito já aposentados, durante a existência da Mineropar. Luciano Cordeiro de Loyola, Chefe da Divisão de Geologia, falou sobre a importância da iniciativa, que apresenta um retrato fiel do setor de geologia paranaense. “Até alguns anos atrás, quando você buscava informação na internet sobre a geologia do Paraná, sempre encontrava referências aos trabalhos da Mineropar e procuramos manter isso”, disse.

 Loyola explica que, quando o órgão foi incorporado ao IAT, tiveram a preocupação de manter todo o acervo para que continuasse disponível para o público. “É um rico material, disponibilizado num formato acessível para facilitar as buscas. Essencial conteúdo de pesquisa e um tesouro que colocamos nas mãos da sociedade”, concluiu.

RESGATE – Para recuperar esse patrimônio, os técnicos trabalharam no planejamento, identificação, classificação dos documentos, cujo resultado é o cadastramento digital, ora disponibilizado. Entre os inúmeros temas abordados, constam informações acerca do potencial mineral do Paraná, o desempenho da economia (indústria extrativa e de transformação) e o patrimônio geológico do Estado, com vistas a sua geoconservação, também houve a preocupação do resgate dos documentos sobre o conhecimento geomorfológico e geoquímico do Estado.

Além de projetos desenvolvidos como APL de Cal e Calcário, Pró Cerâmica, Plano Diretor de Mineração da Região Metropolitana de Curitiba e todos os outros relacionados à Prospecção e Pesquisa Mineral, desenvolvidos com o propósito de levantamento do potencial mineral do Estado e fomento a indústria mineral.

HISTÓRICO - A Lei número 18929, de 20 de dezembro de 2016, sancionada pelo Governo do Estado, uniu as atribuições da Mineropar (Serviço Geológico do Paraná) ao campo de atuação do ITCG-Instituto de Terras, Cartografia e Geociências, que passou a ser denominado de Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná – ITCG, posteriormente, já em 2019 incorporados ao Instituto Água e Terra.

Durante 40 anos, as demandas dos municípios foram atendidas por meio da Mineropar. Colocando o conhecimento a serviço do planejamento urbano e alertando sobre os riscos geológicos associados. Na área da educação, existem publicações de cadernos e pôsteres sobre o tema, materiais estes que até hoje são utilizados por instituições de ensino Brasil afora.

Para o presidente do Instituto Água e Terra, Everton de Souza, o trabalho é um sinal de respeito aos 40 anos de funcionamento da instituição, que trouxe respostas para o meio físico paranaense em diversos momentos e áreas, e instancias governamentais. “Também, ressaltamos a relevância dessa documentação e todo o suporte que a Mineropar deu nesses anos, orientando investimentos para que o conhecimento geológico se traduzisse numa exploração mineral lucrativa e com cuidados ao meio ambiente’.

Para conhecer todo este acervo técnico na internet, basta acessar o link http://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Gestao-Territorial

© Copyright 2023 Grupo Tarobá