Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

'Tiro 200 selfies por dia': vício em autorretratos já é reconhecido como transtorno mental

06/03/18 às 09:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Ahmed admite que seus suas selfies causam atritos com seus familiares. "Eles dizem, 'você consegue fazer uma refeição sem tirar uma foto?'"

"E eu respondo 'não, não me preparei por três horas sem motivo'. Por que eu não tiraria uma foto?"

Ele diz que os comentários negativos sobre suas fotos já não o afetam como antes - mas admite ter transformado seu rosto por causa da pressão social.

Leia mais:

Imagem de destaque

Como saber se o seu CPF foi usado por terceiros

Imagem de destaque

Carnaval: confira dicas de como aproveitar a folga em casa

Imagem de destaque

Dia da Internet Segura: como proteger seus dados na internet?

Imagem de destaque

Reconhecimento por foto: Decisão do STJ é extremamente importante, avalia advogado

"Anos atrás, eu não tinha essa aparência. Eu costumava ser bastante natural. Mas eu tinha uma obsessão com as redes sociais... Eu queria fazer um 'upgrade'. Então coloquei facetas nos dentes, fiz preenchimento de queixo, de bochecha, de lábios, coloquei botox sob os olhos e na cabeça, tatuei as sobrancelhas e fiz criolipólise."

Ahmed diz que percebe quão negativas podem ser as redes sociais.

"O que você vê nas redes sociais não é a verdade", diz ele. "A rede social é divertida, se você usá-la do jeito certo. Mas não deixe que isso afete sua vida, porque você passa a querer ser o que outra pessoa é no Instagram. Não vale a pena".

'Eu queria me integrar'

Danny Bowman, de 23 anos, era obcecado por postar selfies nas redes sociais na adolescência.

"Eu queria me integrar e pensei que a melhor maneira de fazer isso seria tendo uma boa aparência", diz ele.

Ele tirava selfies e ficava sempre atrás de defeitos nas fotos, e sempre acabava encontrando. O processo se tornou um "ciclo vicioso".

"Dando voltas e mais voltas, passava dez horas por dia na frente do espelho tirando fotos, dia após dia".

Quando tinha 16 anos, Danny tentou se matar.

Ele foi para um centro de reabilitação, onde ele foi diagnosticado com transtorno dismórfico corporal, e os médicos acreditam que as redes sociais desempenharam um papel importante para isso.

Danny agora cursa a universidade e ajuda outros jovens com problemas de saúde mental.

"Eu lembro de deitar na minha cama e pensar 'como eu vou sair disso?' Sentia como se não houvesse saída. As fotos que eu publico no Instagram agora não são selfies, são imagens minhas falando com pessoas ou dando palestras."

No Reino Unido, a Sociedade Real para a Saúde Pública (RSPH, na sigla em inglês) pede ao governo britânico e às plataformas de redes sociais que instalem alertas pop-up em celulares, que seriam ativados sempre que o usuário ficasse online por mais de duas horas. A proposta vem na esteira das pesquisas e das manifestações de entidades de defesa das crianças que argumentam que as redes sociais trazem malefícios aos jovens.

Em janeiro, mais de cem especialistas e organizações internacionais em saúde infantil pediram ao Facebook que extinguisse seu aplicativo de mensagens voltado a crianças com menos de 13 anos, o Messenger Kids, alegando ser "irresponsável" almejar estimular as crianças pequenas a usar a rede social.

"Sete em cada dez adolescentes nos disseram que receberam apoio (de pessoas) nas redes sociais em tempos difíceis", diz Shirley Cramer, presidente-executivo da RSPH. "Mas também sabemos que a depressão e a ansiedade são alimentadas pelas redes sociais".

Leia mais em BBC 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá