Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cascavel Futsal já pode pensar no tricampeonato da Libertadores?

28/05/23 às 21:48 - Escrito por Luciano Neves
siga o Tarobá News no Google News!

Apenas três times na história conseguiram vencer a Libertadores da América de futsal mais de uma vez. Os multicampeões Carlos Barbosa e Jaraguá, que são donos de seis taças, e agora o Cascavel Futsal, que se tornou bicampeão. É torcedor da Serpente Tricolor! O Cascavel Futsal, que você sempre se orgulha de cantar que é “o maior do Paraná”, é também o maior da América. Não tenha dúvidas que este segundo título representa muito para o elenco que foi para a Venezuela. Da mesma forma que conquistar a América representaria muito para o Joinville. Cassiano Klein, que conduziu o Cascavel Futsal ao primeiro título da competição continental no ano passado, na Argentina, queria muito o seu bicampeonato. Mas Klein hoje faz parte do passado do Cascavel Futsal. Claro que construiu uma história que merece ser reconhecida. Mas hoje, o momento é de Lucas Chioro, que assumiu um time com o peso de suceder a dinastia vitoriosa de Klein. Por vezes foi alvo de contestações, mas hoje, ele também grava o seu nome na história do clube, conquistando a sua primeira Libertadores e conduzindo o Cascavel Futsal ao bicampeonato.

O peso para o elenco que foi para a Venezuela foi tamanho que o Cascavel Futsal desembarcou em Caracas não como favorito. O favoritismo era do Joinville, pelo que vinha fazendo na temporada.

Lá em Caracas, o Cascavel Futsal passou por perrengues. Por exemplo, a apendicite do goleiro Fernando, que o tirou dos jogos decisivos. O problema foi tamanho que a equipe de Chioro jogou a fase de quartas de final apenas com um jogador para esta posição. Obina foi requisitado às pressas e desembarcou na Venezuela na véspera da semifinal. Mas, por sorte, Obina nem precisou ser requisitado nas partidas, já que Matheus deu conta do recado, principalmente na decisão deste domingo (28).

Leia mais:

Imagem de destaque
AUTOMOBILISMO

Pedro Muffato vence etapa da Fórmula Truck em Guaporé

Imagem de destaque
JOGOS ESCOLARES

Os campeões do último dia de Jogos Escolares em Cascavel

Imagem de destaque
FUTSAL FEMININO

Stein Cascavel volta a jogar na Neva neste sábado pelo Estadual

Imagem de destaque
FÓRMULA TRUCK

Pedro Muffato busca a primeira vitória na Fórmula Truck neste fim de semana

O fato é que o Cascavel Futsal foi construindo uma campanha sólida. Estreou com vitória sobre o Tigres da Venezuela por 3 a 1. Teve um ligeiro tropeço diante do Panta Walon na segunda partida: empate em 2 a 2. Mas selou a vaga como primeiro de sua chave com goleada sobre o Cerro Porteño do Paraguai por 5 a 1. Ao passo que o ‘todo-poderoso’ Joinville expôs algumas fragilidades em sua trajetória. Teve que correr atrás do prejuízo diante do Barracas Central da Argentina, empate em 2 a 2 que colocou o time de Cassiano em primeiro lugar no Grupo B, evitou um encontro brasileiro nas semifinais e projetou a final brasileira desta Libertadores.



Nas quartas, o Cascavel Futsal passou com certa tranquilidade sobre o Peñarol, na reedição da final passada: goleada de 4 a 0. Aliás, foi o único time que passou de fase no primeiro mata-mata sem a necessidade de uma prorrogação. Já a classificação do Joinville para as semifinais foi bem mais dramática. Precisou dos pênaltis para passar pelo Panta Walon.

Nas semifinais, deu a lógica: o Cascavel Futsal até teve um certo sufoco contra o SS Bocca do Equador, vitória por 3 a 2, de virada. O Joinville eliminou o Centauros por 2 a 0. E assim, o primeiro encontro do Cascavel Futsal com seu ex-treinador ocorreu justamente na final da Libertadores.

Mas Chioro foi protagonista: conseguiu detectar todas as fragilidades do Joinville nos jogos anteriores. Logo o time catarinense, que até então era praticamente imbatível, líder invicto da Liga Nacional! Com Chioro, outros protagonistas surgiram. Zequinha, que ficou fora da primeira conquista da Libertadores por lesão, abriu o caminho da vitória neste domingo (28). O goleiro Matheus, que pegou muito, e até começou a jogada do segundo gol, marcado por Gessé. Aliás, Gessé balançou as redes em duas finais de Libertadores consecutivas. E se tornou o maior artilheiro do Cascavel Futsal em jogos internacionais com oito gols. E claro, Ernandes, goleador do time nesta Libertadores que fez gol de todo o jeito. O sexto dele foi o terceiro contra o Joinville, de cabeça, após lançamento preciso de Matheus: 3 a 1 que selou a campanha do melhor time da América do Sul. Curiosamente, o jogo da final de 2023 teve o mesmo placar da decisão de 2022.

Em seis jogos, foram cinco vitórias e um empate. O Cascavel Futsal teve o melhor ataque da competição com vinte gols. E, com a taça na mão, já se credencia para a busca do tricampeonato da Libertadores em 2024.

 



A campanha

Cascavel Futsal 3 x 1 Tigres

Cascavel Futsal 2 x 2 Panta Walon

Cascavel Futsal 5 x 1 Cerro Porteño

Cascavel Futsal 4 x 0 Peñarol

Cascavel 3 x 2 SS Bocca

Cascavel Futsal 3 x 1 Joinville

 

Todos os jogadores que marcaram na Libertadores

Ernandes – 6 gols

Gessé – 3 gols

Zequinha – 3 gols

Thales – 2 gols

Jorginho – 2 gols

Micuim – 1

Jhony – 1

Matheus – 1

Claudinho - 1

 



Todos os campeões da América (2000 para cá)

2000 – Internacional

2001 – Banespa

2002 – Carlos Barbosa

2003 - Carlos Barbosa

2004 – Jaraguá

2005 – Jaraguá

2006 – Jaraguá

2007 – Jaraguá

2008 – Jaraguá

2009 – Jaraguá

2011 – Carlos Barbosa

2013 – Intelli/Orlândia

2014 – Atlântico

2015 – Sorocaba (Brasil Kirin)

2016 – Cerro Porteño (Paraguai)

2017 – Carlos Barbosa

2018 – Carlos Barbosa

2019 – Carlos Barbosa

2021 – San Lorenzo (Argentina)

2022 – Cascavel Futsal

2023 – Cascavel Futsal

© Copyright 2023 Grupo Tarobá