Esporte Regional Cascavel

Cascavel Futsal já pode pensar no tricampeonato da Libertadores?

28 mai 2023 às 21:48

Apenas três times na história conseguiram vencer a Libertadores da América de futsal mais de uma vez. Os multicampeões Carlos Barbosa e Jaraguá, que são donos de seis taças, e agora o Cascavel Futsal, que se tornou bicampeão. É torcedor da Serpente Tricolor! O Cascavel Futsal, que você sempre se orgulha de cantar que é “o maior do Paraná”, é também o maior da América. Não tenha dúvidas que este segundo título representa muito para o elenco que foi para a Venezuela. Da mesma forma que conquistar a América representaria muito para o Joinville. Cassiano Klein, que conduziu o Cascavel Futsal ao primeiro título da competição continental no ano passado, na Argentina, queria muito o seu bicampeonato. Mas Klein hoje faz parte do passado do Cascavel Futsal. Claro que construiu uma história que merece ser reconhecida. Mas hoje, o momento é de Lucas Chioro, que assumiu um time com o peso de suceder a dinastia vitoriosa de Klein. Por vezes foi alvo de contestações, mas hoje, ele também grava o seu nome na história do clube, conquistando a sua primeira Libertadores e conduzindo o Cascavel Futsal ao bicampeonato.

O peso para o elenco que foi para a Venezuela foi tamanho que o Cascavel Futsal desembarcou em Caracas não como favorito. O favoritismo era do Joinville, pelo que vinha fazendo na temporada.

Lá em Caracas, o Cascavel Futsal passou por perrengues. Por exemplo, a apendicite do goleiro Fernando, que o tirou dos jogos decisivos. O problema foi tamanho que a equipe de Chioro jogou a fase de quartas de final apenas com um jogador para esta posição. Obina foi requisitado às pressas e desembarcou na Venezuela na véspera da semifinal. Mas, por sorte, Obina nem precisou ser requisitado nas partidas, já que Matheus deu conta do recado, principalmente na decisão deste domingo (28).

O fato é que o Cascavel Futsal foi construindo uma campanha sólida. Estreou com vitória sobre o Tigres da Venezuela por 3 a 1. Teve um ligeiro tropeço diante do Panta Walon na segunda partida: empate em 2 a 2. Mas selou a vaga como primeiro de sua chave com goleada sobre o Cerro Porteño do Paraguai por 5 a 1. Ao passo que o ‘todo-poderoso’ Joinville expôs algumas fragilidades em sua trajetória. Teve que correr atrás do prejuízo diante do Barracas Central da Argentina, empate em 2 a 2 que colocou o time de Cassiano em primeiro lugar no Grupo B, evitou um encontro brasileiro nas semifinais e projetou a final brasileira desta Libertadores.



Nas quartas, o Cascavel Futsal passou com certa tranquilidade sobre o Peñarol, na reedição da final passada: goleada de 4 a 0. Aliás, foi o único time que passou de fase no primeiro mata-mata sem a necessidade de uma prorrogação. Já a classificação do Joinville para as semifinais foi bem mais dramática. Precisou dos pênaltis para passar pelo Panta Walon.

Nas semifinais, deu a lógica: o Cascavel Futsal até teve um certo sufoco contra o SS Bocca do Equador, vitória por 3 a 2, de virada. O Joinville eliminou o Centauros por 2 a 0. E assim, o primeiro encontro do Cascavel Futsal com seu ex-treinador ocorreu justamente na final da Libertadores.

Mas Chioro foi protagonista: conseguiu detectar todas as fragilidades do Joinville nos jogos anteriores. Logo o time catarinense, que até então era praticamente imbatível, líder invicto da Liga Nacional! Com Chioro, outros protagonistas surgiram. Zequinha, que ficou fora da primeira conquista da Libertadores por lesão, abriu o caminho da vitória neste domingo (28). O goleiro Matheus, que pegou muito, e até começou a jogada do segundo gol, marcado por Gessé. Aliás, Gessé balançou as redes em duas finais de Libertadores consecutivas. E se tornou o maior artilheiro do Cascavel Futsal em jogos internacionais com oito gols. E claro, Ernandes, goleador do time nesta Libertadores que fez gol de todo o jeito. O sexto dele foi o terceiro contra o Joinville, de cabeça, após lançamento preciso de Matheus: 3 a 1 que selou a campanha do melhor time da América do Sul. Curiosamente, o jogo da final de 2023 teve o mesmo placar da decisão de 2022.

Em seis jogos, foram cinco vitórias e um empate. O Cascavel Futsal teve o melhor ataque da competição com vinte gols. E, com a taça na mão, já se credencia para a busca do tricampeonato da Libertadores em 2024.

 



A campanha

Cascavel Futsal 3 x 1 Tigres

Cascavel Futsal 2 x 2 Panta Walon

Cascavel Futsal 5 x 1 Cerro Porteño

Cascavel Futsal 4 x 0 Peñarol

Cascavel 3 x 2 SS Bocca

Cascavel Futsal 3 x 1 Joinville

 

Todos os jogadores que marcaram na Libertadores

Ernandes – 6 gols

Gessé – 3 gols

Zequinha – 3 gols

Thales – 2 gols

Jorginho – 2 gols

Micuim – 1

Jhony – 1

Matheus – 1

Claudinho - 1

 



Todos os campeões da América (2000 para cá)

2000 – Internacional

2001 – Banespa

2002 – Carlos Barbosa

2003 - Carlos Barbosa

2004 – Jaraguá

2005 – Jaraguá

2006 – Jaraguá

2007 – Jaraguá

2008 – Jaraguá

2009 – Jaraguá

2011 – Carlos Barbosa

2013 – Intelli/Orlândia

2014 – Atlântico

2015 – Sorocaba (Brasil Kirin)

2016 – Cerro Porteño (Paraguai)

2017 – Carlos Barbosa

2018 – Carlos Barbosa

2019 – Carlos Barbosa

2021 – San Lorenzo (Argentina)

2022 – Cascavel Futsal

2023 – Cascavel Futsal

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá