Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Tradicional travessia de Guaratuba acontece após 12 anos de hiato

23/01/23 às 09:23 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Veranistas lotaram a praia na manhã deste domingo (22) para acompanhar a tradicional travessia a nado de Guaratuba, no Litoral do Estado. Realizado após um hiato de 12 anos, o evento teve a participação de um público diverso, incluindo crianças e pessoas com deficiência.


A largada foi dada às 8h em frente ao Hotel Caieiras Vila Real. Com um número recorde de inscritos, a competição contou com cerca de 300 atletas da comunidade e 50 do Corpo de Bombeiros. Os participantes competiram em diversas categorias, dos 12 aos 80 anos, divididas em três provas: 1500m, 750m e 400m.


Lidiana Cornélio Silva, educadora física, estava na quinta competição de águas abertas e pela primeira vez participou do desafio em Guaratuba, na categoria de 1500m. Segundo ela, o mar é imprevisível, mas ela estava confiante, já que se preparou com antecedência.

Leia mais:

Imagem de destaque
CORRIDA DE RUA

Maratona Avenida Brasil Sanepar é sucesso em Cascavel

Imagem de destaque
SÉRIE OURO

Cascavel Futsal fica duas vezes atrás do placar, mas consegue empate fora de casa

Imagem de destaque
FUTSAL FEMININO

Stein Cascavel estreia na Liga Feminina de Futsal com vitória

Imagem de destaque
CATEGORIAS DE BASE

Time Sub-20 do Cascavel vence o Hope e assume a liderança do Estadual


“Me preparei desde o começo do ano para fazer uma boa prova. O mar é sempre diferente. Mas a gente participa para superar os desafios”, disse.


Anderson Rosso de Moura também nadou os 1500m, mas na categoria de pessoas com deficiência. Ele 

tem paralisia do lado direito do corpo, o que não o impediu de competir. “Essa é a minha primeira vez aqui em Guaratuba. Faz dez anos que eu treino. Pra mim é uma experiência incrível”, afirmou.


O pequeno Erik de Albuquerque Maranhão Galvão, de apenas 11 anos, treinou muito para a sua primeira competição. “Estava um pouco nervoso e ansioso”, disse. O pai não escondeu o orgulho em ver o filho competindo. “Acompanhamos ele com muita expectativa. Ele treina muito”, completou.


RETOMADA – A ação faz parte do calendário de competições esportivas dos Jogos de Aventura e Natureza inseridos no Verão Maior Paraná, organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte. Para se inscrever, cada atleta doou 2kg de alimentos, que foram doados para a Prefeitura de Guaratuba e receberão o destino mais adequado.


Para o secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski, a retomada foi um acontecimento importante para a economia do litoral paranaense. “O esporte é indutor do turismo. Nós temos 30 eventos desse porte no Litoral durante toda a temporada. A ideia é atrair atletas com suas famílias para que além de praticar esportes, a gente consiga criar um círculo virtuoso da economia”, destacou.


Segundo o coordenador dos Jogos de Aventura e Natureza, Jackson Douglas Almeida, a prova, que é uma tradição na cidade, é realizada desde 1987 e terá novas etapas ao longo do ano. “É uma prova de águas abertas, mas mantemos o nome por conta da tradição. Ainda teremos duas etapas dentro do calendário: uma no meio do ano, no Festival de Inverno, e outra em outubro em Angra Doce", disse.


Ele destacou que para a retomada houve muito planejamento e a participação do Estado foi fundamental para o processo. “Estamos planejando essa prova há dois meses. O Governo do Estado entrou com toda a infraestrutura e logística para realizar a prova”, afirmou.


Almeida também acrescentou que o apoio do município foi importante e que a estrutura do evento garantiu mais segurança e conforto aos atletas. Estavam à disposição dos participantes motos aquáticas, barcos de resgate, caiaques e pranchas de stand up paddle.


“Convocamos o pessoal local para dar o suporte de mar, fizemos a aferição do percurso pelo GPS e montamos uma estrutura de hidratação, largada e chegada, para que os atletas fizessem a prova com segurança”, concluiu.


Todos os atletas utilizaram a tecnologia de controle em chip, cedida pela FDAP (Federação dos Desportos Aquáticos do Paraná), instituição responsável por supervisionar a competição.


BOMBEIROS – Cerca de 50 integrantes do Corpo de Bombeiros participaram da travessia. A maior parte competiu na categoria de 1500m, enquanto alguns participaram do percurso de 750m.


Segundo Jackson, a participação da corporação é importante em toda a programação do Verão Maior Paraná. “É uma prova importante para os bombeiros porque eles fazem a prática diária. E nós agradecemos a participação deles, tanto pela segurança na prova, mas como em todo o auxílio ao longo da temporada”, enfatizou.


Leandro de Souza Graça, de 33 anos, disse que sente orgulho em representar o Corpo de Bombeiros em competições. Ele atua na corporação há dez anos. “Sempre represento o Corpo de Bombeiros do Paraná em todas as competições possíveis. É um grande orgulho. E funciona como um treinamento pra nós”, arrematou.


VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e à comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá