Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Curso de ginástica rítmica reúne em Londrina atletas e treinadores do Brasil e exterior

25/01/23 às 17:49 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Desde o dia 18 de janeiro, a equipe de ginástica rítmica de Londrina da Unopar (ADR Unopar) ministra treinamento para ginastas e treinadoras de diversas regiões do Brasil, do Paraguai e da Venezuela. São 45 ginastas e 55 treinadores participando ativamente das aulas e se preparando para torneios e competições previstos para 2023.


Enquanto as ginastas treinam com as profissionais da ADR Unopar (Dayane Camillo, Debora Falda, Luciene Bernardi, Giovanna Aversani, Thacyane Vargas, Thais Santos e Haniely Leão); as treinadoras têm aulas com as professoras mestres e doutoras Roberta Gaio, Vanda Sanches, Luciane Oliveira e Janaína Amarante. O trabalho é coordenado pela professora doutora Márcia Aversani Lourenço, membro do Comitê Técnico de GR da Federação Internacional de Ginástica e presidente da Federação Paranaense de Ginástica.


As atividades abrangem conteúdos de Elementos Corporais e com Aparelhos, Ballet Clássico, Preparação Física e Expressão Corporal voltadas para o trabalho de individual e de conjunto. Para as técnicas, o curso é voltado para Treinamento Desportivo, Metodologia, Elementos técnicos corporais e dos aparelhos, Dança e GR abertas às Diferenças. Todos os dias, as ginastas têm ainda aula de exercícios preventivos com a fisioterapeuta do projeto Thaísa Morais, para evitar lesões.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRATAÇÃO

Zagueiro João Maistro é o novo reforço do Tubarão para a Série C

Imagem de destaque
ARAPONGAS X TAMARANA

Copa Amepar de Futebol 2024 tem início neste domingo

Imagem de destaque
COMEMORAÇÃO

Londrina Futsal é superado por Taboão Magnus na Supercopa

Imagem de destaque
COM 450 ATLETAS

45º Jogos Estudantis de Cambé foi aberto nesta terça-feira


A ginasta olímpica Dayane Camillo, que competiu em Sydney 2000 e Atenas 2004, é a responsável técnica do projeto de ginástica rítmica na ADR Unopar e considera este momento de pré-temporada muito importante para os objetivos do ano. “As ginastas têm a oportunidade de retornar aos treinamentos de forma diferenciada, aprendendo com as campeãs brasileiras de conjunto de 2022 e voltarão para seus clubes motivadas para dar o seu melhor nos treinamentos e nas competições alvos”, explicou.


As ginastas do Club Deportivo Internacional de Assunção, Paraguai, viajaram 797 km para estar em Londrina se desenvolvendo na modalidade. Segundo Lujan Salas (17 anos) e Luana Riveros (15 anos), em seu país de origem, a ginástica rítmica não é tão desenvolvida. “Aqui estamos aprendendo muitas coisas para levar aos nossos treinamentos em casa”, disseram.


Além de atletas do exterior, vários estados do Brasil também estão marcando presença. A treinadora Maria Carolina Pilegi Konieczny veio de Vilhena, Rondônia para participar do curso. “É muito gratificante estar aqui, pois são conteúdos riquíssimos para a minha área e está agregando e fortalecendo os meus conhecimentos que vou utilizar no meu dia a dia no meu trabalho, ainda mais com as professoras da Unopar que são reconhecidas em nível nacional e internacional”, contou.


Pós-graduação – Juntamente com os treinamentos, o curso de pós-graduação em Ginástica Rítmica reúne os professores durante dez dias no mês de janeiro em Londrina. Ao longo de 23 anos de especialização, mais de 300 professores de ginástica rítmica passaram pela cidade e se prepararam para as quadras, salas de iniciação e universidades de todo o Brasil e América do Sul.


Foi a partir da pós-graduação que surgiu a ideia de, também, oferecer treinamento para as ginastas. “Mesmo no período de férias, nossas treinadoras aceitaram o desafio de receber no ginásio todos os interessados em aprender conosco um pouco mais sobre GR”, contou Luciane Bernardi, responsável pedagógica pelo projeto de GR da ADR Unopar.


A ADR Unopar funciona na Unidade Piza em Londrina, e está com matrículas abertas para novas turmas. As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp (43) 99957-4692. E no dia 28 de fevereiro, será realizada uma seletiva para bolsistas, às 9h, na Quadra da Unopar Piza (Avenida Paris, 675). Podem participar meninas nascidas entre 2015 e 2018 (5 a 8 anos) e que nunca fizeram ginástica.


A ADR Unopar representa Londrina nas competições estaduais e nacionais e ainda disponibiliza ginastas para as seleções nacionais juvenil e adulto. A equipe tem patrocínio máster da Universidade Pitágoras Unopar, e foi um dos projetos selecionados pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL) para patrocínio esportivo no ano de 2022. Também mantém projetos do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte) do Governo do Paraná, com apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá