Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Maxwell Rotich e Vivian Kiplagati vencem a 60ª Prova 28 de Janeiro

29/01/23 às 19:41 - Escrito por APUCARANA
siga o Tarobá News no Google News!

Os atletas Maxwell Cortek Rotich, de Uganda, e Vivian Jeftnui Kiplagati, do Quênia, comprovaram o favoritismo e venceram nesse sábado (28), em Apucarana, a corrida de 10 quilômetros da 60ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro, que fez parte das comemorações do 79º aniversário do município. Mais de 30 mil pessoas acompanharam a prova pelas ruas da cidade, com a corrida tendo o recorde de inscritos, sendo 3.524 atletas.


Competindo em Apucarana, Rotich conquistou o tricampeonato da “28”, pois havia ficado em primeiro lugar em 2018 e 2022. No ano passado, o atleta, que é agenciado por Moacir Marconi, o Coquinho, havia quebrado o recorde da prova com o tempo de 28’13”. Na prova desse sábado, ele fez o tempo de 29’38”.

O segundo colocado foi o tanzaniano Joseph Panga, seguido por Wendell Jerônimo de Souza, de Pontes e Lacerda-MT e Carlos Henrique de Souza, de Paranavaí. Destaque para o atleta Edson Aparecido Emílio, da Secretaria Municipal de Esportes de Apucarana e do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), que terminou a competição em quinto lugar.

Leia mais:

Imagem de destaque
SÉRIE C

Londrina Esporte Clube estreia no Campeonato Brasileiro

Imagem de destaque
1 A 0

Londrina sofre revés para o Hope Internacional

Imagem de destaque
APUCARANA

Conhecidos os campeões do basquete e do handebol dos Jogos Escolares

Imagem de destaque
DE 15 A 17 ANOS

Jogos Escolares de Londrina 2024 definem primeiras equipes campeãs


Também agenciada por Coquinho, Vivian subiu no lugar mais alto do pódio com o tempo de 35’33”. Susane de Araújo Martins obteve a segunda colocação, com Gabriela Tardivo em terceiro, Tatiane Raquel da Silva em quarto e Felismina Cavela, de Angola, chegando na quinta posição.


“A festa foi maravilhosa e memorável com a edição de número 60 da Prova Pedestre 28 de Janeiro. Foi uma corrida extremamente organizada, com recorde de participantes que reuniu mais de 3.500 atletas e de nível altíssimo. A Vinteotinha também foi um sucesso e na corrida de 10 quilômetros os africanos deram show, com o Rotich e a Vivian vencendo novamente”, destaca o prefeito Junior da Femac.


“Deu tudo certo e realizamos as três provas com muita satisfação. Na Vinteoitinha, Apucarana conseguiu três vitórias na classificação geral e conseguiu ainda outros pódios, mostrando a sua força nas categorias de base. Já nas provas de 5 e de 10 quilômetros vimos a eficiência e a qualidade dos africanos. Foi um belíssimo evento, que abriu o calendário esportivo da cidade em 2023”, frisou o professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes de Apucarana.


Na prova de 10 quilômetros os melhores apucaranenses foram os seguintes: masculino – 1º) Geison Novais de Souza; 2º) Allan Jhones Piva; 3º) Luis Cláudio de Freitas; 4º) Ronaldo Paiva; e 5º) Renan Tanaka.

Feminino – 1º) Claudete Pinheiro Biz; 2º) Giovana Souza; 3º) Cleide Silva; 4º) Renata Paula de Souza; e 5º) Elaine de Castro.


PROVA DE 5 Km – Outro atleta agenciado por Coquinho e que foi destaque na Prova 28 de Janeiro foi Moses Kibet, que venceu a corrida de 5 quilômetros, com o tempo de 15 minutos. O paulista Eder de Oliveira, de Barra do Chapéu, foi o segundo colocado, com Anderson Rezende dos Santos, de Campo Mourão, ficando em terceiro lugar.


No feminino, a vencedora foi July Ferreira da Silva, de Paranavaí, com o tempo de 17’48”, seguida por Franciele Maria de Oliveira (Astorga) e Flávia Maria de Lima (Campo Mourão).

De Apucarana os melhores colocados no masculino foram Schubert Erbusto Pereira (1º), Roberto Carlos de Souza (2º) e Cléber Cardoso (3º). No feminino, Marli Miquelão (1º), Pâmela Weyand (2º) e Jéssica Vitor (3º).


Prestigiaram a competição o vice-prefeito Paulo Vital, os vereadores Luciano Facchiano, Mauro Bertoli, Rodrigo Lievore, Toninho Garcia, Tiago Cordeiro, a vereadora Jossuela Pirelli, secretários municipais, patrocinadores, apoiadores, empresários e demais autoridades.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá