Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Primeira edição dos Jogos Indígenas terá esporte, arte e cultura

30/05/23 às 20:46 - Escrito por Assessoria de imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Será realizado no próximo fim de semana, em Londrina, a primeira edição dos Jogos Indígenas. Durante a tarde de sábado (3) e a manhã de domingo (4), o Aterro do Lago Igapó recebe mais de 200 indígenas para uma grande mostra da tradição esportiva, centrada em dez modalidades que serão disputadas pelas etnias Kaingang e Guarani. 

Participam atletas da Aldeia Água Branca e da Apucaraninha, localizadas próximas às cidades de Londrina e Tamarana, e da Terra Indígena de Laranjinha, no município de Santa Amélia, no norte pioneiro do Estado.


Este projeto conta com o patrocínio da Secretaria Municipal da Cultura por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina (Promic), da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), além do apoio da Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial, por meio da Diretoria de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA LOCAL DE INSCRIÇÕES

Sesc de Arapongas promove Circuito de Corridas e Dia do Desafio

Imagem de destaque
APUCARANA

Basquete, handebol e vôlei movimentam os Jogos Escolares do Paraná

Imagem de destaque
SUPEROU EXPECTATIVAS

Arapongas encerra fase municipal dos 70º Jogos Escolas do Paraná

Imagem de destaque
PARTE DA PREPARAÇÃO

Elenco do Londrina participa de palestra sobre arbitragem


Essa é a primeira vez que o projeto de um proponente indígena é aprovado pelo Promic. Muito mais do que uma competição, os Jogos Indígenas trarão para o Aterro do Lago Igapó a tradição dos povos originários, inscrita na produção dos artefatos e pinturas corporais que compõem as modalidades esportivas, reunida nos artesanatos que serão expostos e poderão ser adquiridos na Feira de Arte Indígena e demonstrada nas apresentações artísticas que percorrerão o evento. Todas estas ações devem atrair um grande público, já que a programação ocorre simultaneamente às atividades programadas dos Jogos de Aventura e Natureza.



© Copyright 2023 Grupo Tarobá