Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto de Atletismo da Educação é lançado em escola municipal de Londrina

13/03/23 às 08:29 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A Escola Municipal Carlos Zewe Coimbra, do Jardim Marabá, recebeu nesta sexta-feira (10) o lançamento do projeto de Atletismo na rede municipal de educação. Os alunos do período da tarde puderam conhecer um pouco mais das modalidades atléticas, como arremesso de peso, corrida com obstáculos e salto em altura. Eles viram de perto a performance de atletas que treinam em Londrina pelo IPEC (Instituto Paranaense de Esportes e Cultura) e já conquistaram diversas medalhas, representando Londrina e o Brasil.


O projeto de Atletismo é promovido pela SME (Secretaria Municipal de Educação) em seis escolas, e será executado pelo IPEC dentro do programa Atletismo Kids. Além da Escola Municipal Carlos Zewe Coimbra, o projeto foi levado para as escolas Zumbi do Palmares, Francisco Pereira de Almeida Jr, Mari Carrera, Leonor Maestri de Held, e Mercedes Madureira. A estimativa é atender 300 estudantes com aulas duas vezes por semana, fora do horário escolar, sem nenhum custo às famílias.


Embora as vagas para o projeto sejam de 20 alunos pela manhã e 20 à tarde, na Escola Municipal Carlos Zewe Coimbra uma das turmas atingiu 60 estudantes inscritos, e há fila de espera por novas vagas. Ao todo, a escola possui cerca de 200 alunos matriculados. “Nossas expectativas foram superadas. A gente imaginou que teria uma boa adesão, mas não que seria tão grande. Acompanho todas as atividades e podemos ver que as crianças estão amando. Infelizmente a educação física só no horário regular das aulas é insuficiente para as necessidades das crianças, eles precisam de mais atividades. Ainda mais com esse hábito de celular, ter uma opção de esporte é muito melhor”, contou a diretora da unidade, Adriana Fátima Gonçalves.

Leia mais:

Imagem de destaque
PERÍODO FOI ESTENDIDO

Jogos Escolares de Londrina são antecipados e começam na segunda-feira

Imagem de destaque
CONTRATAÇÃO

Zagueiro João Maistro é o novo reforço do Tubarão para a Série C

Imagem de destaque
ARAPONGAS X TAMARANA

Copa Amepar de Futebol 2024 tem início neste domingo

Imagem de destaque
COMEMORAÇÃO

Londrina Futsal é superado por Taboão Magnus na Supercopa


A diretora, que é formada em Educação Física, explicou que logo quando começou como gestora na unidade, há 12 anos, tentou implementar projetos extracurriculares, especialmente os esportivos. 


Uma das atletas que participou do lançamento foi a londrinense Livia Avancini, que estudou na rede municipal quando criança, ingressou no vôlei aos 6 anos e no atletismo aos 12, após uma visita para conhecer a Universidade Estadual de Londrina (UEL).  Hoje, aos 30 anos, Avancini acumula os títulos de campeã brasileira e sul-americana de arremesso de peso, e já representou o país com a Seleção Brasileira em campeonatos internacionais.


A atleta também frisou a importância e os benefícios que a prática esportiva acarreta, principalmente na infância. “Ingressei na equipe de atletismo aos 12 anos e nunca mais parei. Quanto mais cedo a criança começar um esporte, melhor para seu desenvolvimento motor e técnico. E não só atletismo, qualquer modalidade. Ter maior vivência dentro da escola preenche muitas lacunas na parte física e intelectual, além de aprender cidadania e a respeitar as regras, então considero como algo essencial e para mim foi extremamente importante”, elencou.


Avancini citou que mesmo os alunos que não tenham interesse em seguir a carreira de atleta podem e devem aproveitar as chances de ingressar nos projetos esportivos. 


A equipe do Programa de Atletismo do IPEC contou também com a presença de Giovanna Venâncio, Maria Eduarda Ferreira Barbosa e Felipe Júnior, entre outros. Em anos anteriores, o Londrina Atletismo foi patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) da Fundação de Esportes de Londrina.


Ao todo, 10 modalidades culturais e esportivas nas escolas serão disponibilizadas, beneficiando alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental e turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, serão investidos R$1,8 milhão, em recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação.


Para desenvolver essas atividades, foram selecionadas sete entidades que participaram do Edital de Chamamento Público, divulgado no segundo semestre de 2022. Além do IPEC, estão selecionadas a Associação Um Canto Em Cada Canto, Ártis Colegium Associação Cultural, Associação Pé Vermelho de Esportes, Associação Londrinense de Circo, Associação Dojo Oguido e Associação Londrinense de Judô.


Futsal – na manhã desta sexta-feira (10), houve o lançamento do projeto de futsal, que também será conduzido pelo IPEC em seis escolas municipais: Pedro Vergara, Cecília Hermínia, Atanázio Leonel, Odésio Franciscon, Noêmia Garcia Malanga, e Carlos da Costa Branco. O lançamento ocorreu na Escola Municipal Odésio Franciscon, localizada na Rua Osmy Muniz, 750, Conjunto Hilda Mandarino.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá