Linha 4

Publicidade

NBB reinicia com média inferior a um novo caso de coronavírus por dia

Agência Brasil

Ricardo Bufolin

O primeiro turno da edição 2020/2021 do Novo Basquete Brasil (NBB), campeonato nacional masculino da modalidade, apresentou média inferior a um caso positivo do novo coronavírus (covid-19) por dia, entre atletas, membros de comissão técnica e árbitros, desde o início da competição, em novembro. A estatística consta no relatório divulgado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do torneio.

Segundo o relatório, ao longo dos primeiros 68 dias da atual temporada do NBB, foram feitos 4.608 testes da covid-19, com 61 deles positivos para o vírus. A média de 0,9 casos/dia, de acordo com a LNB, é inferior à observada nos primeiros 21 dias do torneio, de 1,24 casos/dia, entre novembro e dezembro. Conforme nota divulgada pela liga, "foram produzidos vídeos educativos e informativos para os profissionais de todas as áreas envolvidas com a competição, com intuito de aprimorar ainda mais o sistema e proporcionar uma competição mais segura possível".

"Sentimos ali a necessidade de reforçar a mensagem e passar aos atletas que, por mais que o início do campeonato tenha apontado poucos casos, não poderíamos relaxar na atenção ao protocolo da competição. As equipes entenderam a necessidade de ter uma rigidez maior nos procedimentos e, agora, com os casos aumentando no país de uma maneira geral, temos que estar mais atentos ainda", disse o diretor técnico-operacional da LNB, Paulo Bassul, no comunicado à imprensa.

Por conta da pandemia, a competição é disputada em sistema de sedes, para reduzir os deslocamentos e aumentar o controle sanitário. O protocolo prevê que 72 horas antes do início de cada sede, atletas, comissão técnica e árbitros sejam submetidos a um teste PCR ou a dois de antígeno (com espaço de 48 horas entre um e outro). Quando chegam ao local em que se situa o ginásio no qual atuarão, os times têm que fazer um exame de antígeno na manhã do primeiro jogo e das partidas subsequentes.

COMENTÁRIOS

Publicidade

Publicidade