Linha 4

Publicidade

Contra racismo, torcida do LEC estreia bandeira de Celsinho na Série B

Rafael Fantin

Quem for ao Estádio do Café para assistir a partida entre Londrina e Brusque, neste sábado (14), às 11h, pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, poderá ver nas arquibancadas uma nova bandeira com a imagem do ídolo Celsinho.

A iniciativa é do Coletivo Bancada Alviceleste, que confeccionou a bandeira para lembrar da luta contra o racismo, simbolizada pelo camisa 10 que foi alvo de injúrias raciais no Campeonato Brasileiro do ano passado.

“Não basta ser contra o racismo, nós temos que ter uma postura antirracista na sociedade para corrigir os erros do passado, e homenageando o Celsinho, nós homenageamos todo o povo negro do Brasil e toda a luta contra a discriminação racial”, afirmou Alisson Poças, membro da Bancada Alviceleste, que ainda adiantou que a bandeira estará presente em todos os jogos do LEC.

Protesto do LEC contra o racismo pela Série B 2021. FOTO: RICARDO CHICARELLI

Pelas redes sociais, o meia - que hoje atua pelo Lemense, clube do interior de São Paulo - agradeceu a homenagem e o apoio que recebeu da Bancada Alviceleste durante o ano passado, quando foi alvo de racismo em mais de um episódio, principalmente por conta do cabelo afro. 

A estreia da bandeira contra o Brusque também é simbólica, pois o clube catarinense chegou a perder pontos na Série B do ano passado após ofensas raciais de um diretor contra o meia Celsinho. Apesar da injúria, o time catarinense recuperou os três pontos e se afastou da zona do rebaixamento na reta final da competição em 2021.

Na última quinta-feira (12), um protesto foi realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) contra o racismo, depois que ofensas foram escritas dentro de um banheiro do campus. Além de xingamentos, o sistema de cotas também foi alvo das injúrias. Uma investigação administrativa apura a autoria do crime.       

COMENTÁRIOS

Publicidade

Publicidade

Nós usamos cookies teste site para lhe proporcionar a melhor experiência possível lembrando de preferências em visitas anteriores. Clicando em "Aceitar" você aceita o uso de cookies e nossos Termos de Uso.