PSTC intensifica cuidados com atletas durante isolamento social

Redação Tarobá News
Futebol | Publicado em 01/06/2020 às 11:32

Foto: Treinos presenciais no CT foram suspensos há três meses – Divulgação/PSTC

Enquanto ainda não há definições sobre os campeonatos estaduais de categorias de base para a temporada 2020, em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, os atletas das equipes sub-14, sub-15 e sub-17 do PSTC dão sequência na rotina de treinamentos. Sob orientação de profissionais da comissão técnica do clube, os jogadores realizam atividades periódicas nas próprias residências, localizadas em várias regiões do país, durante a recomendação de isolamento social.

No total, 52 atletas participam deste programa de treinamentos à distância. As orientações são estudadas, organizadas e repassadas pelo técnico da equipe sub-17, Lierte Pastre, pelo preparador físico do elenco sub-17, João Carlos Fonesi de Carvalho, e pelo coordenador das escolas de futebol Caio César de Oliveira. O objetivo é fazer com que o jogador mantenha um bom nível de preparação física neste período sem treinos no gramado.

"Trabalhamos com três pilares no treinamento de futebol: técnico, tático e físico. Com a suspensão dos treinos, as atividades táticas e técnicas não são possíveis. Diante disso, encontramos um método para trabalhar força e resistência. Os atletas trabalham exercícios cronometrados e, muitas vezes, com o peso do próprio corpo", destaca João Carlos Fonesi de Carvalho, preparador físico da categoria sub-17.

Os cuidados, porém, vão além do futebol. Um dos patrocinadores do PSTC na temporada 2020, disponibilizou um profissional de enfermagem que mantém contato diariamente com os jogadores e familiares. O procedimento é realizado desde a suspensão dos treinos presenciais, há três meses.

"Temos um grupo com os pais dos atletas. Por meio deste mecanismo, conseguimos dar assistência para eles. Nossos atendimentos consistem em averiguar se apresentam qualquer problema de saúde, como gripe ou falta de ar, por exemplo. Felizmente, até o momento, está tudo bem", diz o enfermeiro, Rafael dos Santos Nunes.

Outro atendimento de extrema importância é realizado pela psicóloga do PSTC, Juliana Petrucci. A situação individualizada de cada jogador e de cada núcleo familiar é monitorada diariamente. Os principais temas abordados são a educação e a preparação mental de cada atleta neste período de isolamento social, com grande ajuda da família.

"Eventualmente, os pais solicitam que seja feito um trabalho junto ao jovem atleta, para que ele possa compreender melhor o período de quarentena e tranquilizá-lo de que é uma situação passageira. Usamos alguns sentimentos que os atletas manifestam antes dos jogos, como ansiedade. Com base neles, estamos desenvolvendo exercícios mentais para ajudar cada um a entender o atual momento", explica a psicóloga.

A direção do PSTC aguarda posicionamento das autoridades municipal e estadual sobre o retorno das aulas presenciais. A expectativa da diretoria também é em relação à definição do calendário de competições das categorias de base por parte da Federação Paranaense de Futebol. Com prioridade para a saúde dos atletas, familiares e funcionários do clube, os jogadores poderão retornar ao centro de treinamentos, em Londrina (PR), somente após este detalhamento.

(Com informações da assessoria)



Relacionados

Londrina | 13-07-2020 08:30

Com medidas de segurança, elenco do LEC se reapresenta nesta segunda

Com medidas de segurança, elenco do LEC se reapresenta nesta segunda

Futebol | 11-07-2020 09:01

Fifa adia início das eliminatórias sul-americanas para outubro

Fifa adia início das eliminatórias sul-americanas para outubro

Futebol | 11-07-2020 08:59

Botafogo de Ribeirão vê ilegalidade na volta do Campeonato Paulista

Botafogo de Ribeirão vê ilegalidade na volta do Campeonato Paulista

Futebol | 11-07-2020 08:58

Debate aborda desafios do futebol feminino nacional pós-pandemia

Debate aborda desafios do futebol feminino nacional pós-pandemia