Atletas de nove estados participam do Campeonato Brasileiro de futsal para surdos

Redação Tarobá News
Futsal | Publicado em 19/04/2019 às 13:18

Pelo menos cem atletas de nove estados estão participando em nossa cidade do Campeonato Brasileiro de Futsal de Surdos. A abertura foi realizada nesta manhã (19), no Ginásio de Esportes Sérgio Mauro Festugatto, com destile das delegações, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos.

No masculino, as equipes são do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina e Alagoas; já o feminino está representado por equipes do Paraná, Santa Catarina e de Goiás. Quatro jogadores de Cascavel integram a Seleção Paranaense, além do treinador.

"Receber esta competição é um orgulho para a nossa cidade, cuja administração do prefeito Paranhos tem entre as prioridades acolher todos os campeonatos, de forma a fomentar o esporte em todas as modalidades", disse o diretor de Esporte e Lazer, Cleber Fonseca, ao abrir o evento. O prefeito Leonaldo Paranhos também fez questão de prestigiar os primeiros jogos nesta manhã no Sérgio Mauro.

A abertura contou com tradução simultânea em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A acessibilidade também ganha destaque com a implantação de um sistema inédito de comunicação da arbitragem. Esta é a primeira competição para pessoas com deficiência auditiva a utilizar o Visual EPA. Assim, ao levantar a bandeira, em substituição ao apito, o árbitro aciona o dispositivo acoplado à bandeira, o qual acende as mangueiras iluminadas instaladas atrás das traves, facilitando a visualização das faltas pelos jogadores. "É uma satisfação podermos inaugurar nossa ideia neste importante campeonato", disse o preparador físico da Seleção de Goiás, que inventou o sistema e participa do campeonato, Epaminondas Rodrigues da Cruz Júnior.

"Foi uma luta grande chegarmos a este evento, que é o resultado de muitas conquistas. Oferecemos este campeonato e Cascavel recebeu de braços abertos, então só temos a agradecer à Prefeitura e à Secretaria de Esportes desta cidade", enfatizou o presidente da Federação Brasileira de Desportos para Surdos, Lúcio Rodrigues, durante a abertura.

Final amanhã, no Sérgio Mauro

Além do Sérgio Mauro Festugato, equipes disputam as melhores colocações também no Ginásio da Neva. A grande final está marcada para as 17 horas deste sábado (20), no Sérgio Mauro.



Relacionados

Foz do Iguaçu | 14-03-2020 18:31

Foz Cataratas estreia no Paranaense com entrada gratuita no Costa Cavalcanti

Foz Cataratas estreia no Paranaense com entrada gratuita no Costa Cavalcanti

Cascavel | 13-03-2020 15:54

Cascavel: mais de R$ 330 mil foram investidos na reforma do Ginásio da Neva

Cascavel: mais de R$ 330 mil foram investidos na reforma do Ginásio da Neva

Boa Vista da Aparecida | 24-02-2020 14:14

Cascavel Futsal derrota o Marreco em amistoso

Cascavel Futsal derrota o Marreco em amistoso

Francisco Beltrão | 11-02-2020 13:44

Marreco apresento o elenco para a temporada de 2020

Marreco apresento o elenco para a temporada de 2020