Depois de vinte anos, Londrina sedia Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica

Redação Tarobá News
Ginástica | Publicado em 19/11/2019 às 14:42

A cerimônia de abertura é na quinta-feira (21), às 19h, com apresentações da Seleção Brasileira de Ginástica Rítimica, do Ballet de Londrina e da Escolinha de GR da Unopar, medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos de Lima e o evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.

De 21 a 24 de novembro, Londrina receberá o Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Rítmica Ilona Peuker de conjuntos. O torneio será realizado no ginásio do Colégio Universitário, na rua Ana Morena de Melo Menezes, 250. medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos de Lima. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.

As competições começam na quinta-feira (21) logo após a cerimônia de abertura, com a categoria adulto, e vão até domingo (24). O campeonato envolve 200 ginastas de 19 clubes brasileiros de cinco estados e do Distrito Federal. O torneio será nas categorias pré-infantil (9 e 10 anos), infantil (11 e 12 anos), infanto-juvenil (13 e 14 anos), juvenil (13 a 15 anos) e adulto (a partir dos 16 anos).

A última vez que Londrina sediou um campeonato brasileiro de ginástica rítmica foi há 20 anos, em 1999. "É a maior competição nacional da modalidade e recebe o nome de 'Ilona Peuker' para homenagear a professora húngara responsável por trazer a ginástica rítmica para o Brasil. É muito gratificante celebrar a ginástica brasileira aqui na nossa cidade", afirmou Márcia Aversani, presidente da Federação Paranaense de Ginástica (FPRG), organizadora do evento.

SELEÇÃO BRASILEIRA JUVENIL - Além da apresentação da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica adulta, a seleção juvenil vai competir no Brasileiro, representada pelas ginastas da Associação Desportiva e Recreativa Unopar, de Londrina. No final de outubro, elas participaram do Campeonato Sul-americano de GR, no Peru, e conquistaram três ouros. Além disso, as ginastas são campeãs Pan-americanas e colocaram o nome na história ao participar do primeiro Campeonato Mundial Juvenil de GR, na Rússia, em julho deste ano.

Além do campeonato, paralelamente, será realizado o II Seminário Nacional de Ginástica Rítmica da Confederação Brasileira de Ginástica. O objetivo é promover discussões sobre o desenvolvimento da modalidade com a comunidade ginástica brasileira.

O Campeonato Brasileiro de Conjuntos de Ginástica Rítmica Ilona Peuker é realizado pela Confederação Brasileira de Ginástica, com organização da FPRG. O torneio tem apoio da Copel, por meio do programa Pró Esporte do Governo do Paraná e patrocínio da Caixa Econômica e do Governo Federal. A Fundação de Esportes de Londrina, por meio da Prefeitura de Londrina, a Unopar e o Colégio Universitário são apoiadores locais do torneio.


PROGRAMAÇÃO

21/11 (quinta-feira) – 19h:  Cerimônia de abertura e competições da categoria adulto

22/11 (sexta-feira) – 15h às 18h: Competições das categorias pré-infantil, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto.

18h10: Premiação Conjunto Geral Adulto

18h30: II Seminário Nacional de GR da CBG

23/11 (sábado) – 14h às 17h30: Competições das categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil. Finais das categorias pré-infantil e adulto

17h40: Premiações

18h: II Seminário Nacional de GR da CBG

24/11 (domingo) – 10h às 12h45: Finais das categorias pré-infantil, infantil, infanto juvenil e juvenil.

13h: Premiações


PARTICIPANTES

Amazonas: Centro Educacional Adalberto Valle / Socio Educacional D. Adalberto Marzi –Sedam / Lassalista

Distrito Federal: Cassab / Sesi – Taguatinga

Paraná: ADR Unopar / Associação de Ginástica Rítmica- Agir / Ass Esportiva e Recreativa Sadia / Fantástica – Ass de Ginástica Rítmica / Associação Toledana de GRD

Rio Grande do Sul: Grêmio Náutico União

Santa Catarina: Adiee – Udesc / Associação Brusquense de Ginástica Rítmica / Ass. de Ginastica Rítmica De Blumenau – Agiblu / Ass de Ginastica Ritmica Desportiva De Joinville

São Paulo: Associação Tryade / Campineiro de Regatas e Natação / SERC Santa Maria / Espéria

Com Assessoria de Imprensa



Relacionados

Ginástica | 12-10-2019 15:35

Simone Biles leva ouro no salto, mas fica fora do pódio nas barras no Mundial

Simone Biles leva ouro no salto, mas fica fora do pódio nas barras no Mundial

Ginástica | 12-10-2019 15:35

Arthur Zanetti fica apenas em 5º na final das argolas em Stuttgart

Arthur Zanetti fica apenas em 5º na final das argolas em Stuttgart

Ginástica | 09-10-2019 14:35

Equipe russa é ouro na disputa masculina no Mundial de Ginástica após 28 anos

Equipe russa é ouro na disputa masculina no Mundial de Ginástica após 28 anos

Ginástica | 07-10-2019 20:34

Seleção brasileira masculina de ginástica garante vaga em Tóquio-2020

Seleção brasileira masculina de ginástica garante vaga em Tóquio-2020