Quartararo supera Márquez e lidera treinos livres em Silverstone na MotoGP

Estadão Conteúdo
Motovelocidade | Publicado em 23/08/2019 às 12:35

Despontando como um novo talento da MotoGP, o francês Fabio Quartararo superou duas vezes o espanhol Marc Márquez nesta sexta-feira para ser o mais rápido do dia nos primeiros treinos livres da etapa de Silverstone, na Inglaterra. O piloto da Yamaha SRT foi o mais veloz nas duas sessões realizadas no tradicional circuito britânico.

No primeiro treino, o francês desbancou o favorito ao título ao registrar 1min59s952, contra 2min00s538 do atual campeão da categoria. Na segunda sessão, ele voltou à carga ao anotar 1min59s225, diante de 1min59s476 do piloto da Honda.

Esta última marca, por sinal, esteve sob judice ao fim do treino. Os comissários da prova chegaram a anular a volta, novo recorde da pista, por considerar que Quartararo havia extrapolado os limites da pista ao passar por um trecho da "zebra". O mesmo acontecera com o italiano Valentino Rossi e o japonês Takaaki Nakagami.

Momentos após o fim do segundo treino, contudo, os comissários revisaram a decisão e restabeleceram as marcas estabelecidas pelo trio. E o francês foi confirmado no topo da tabela de tempos do dia. Rossi, da Yamaha, ficou com o quarto melhor tempo desta sexta, com 1min59s937.

O também espanhol Maverick Viñales, companheiro de Rossi na Yamaha, foi o terceiro melhor do dia, com 1min59s765. O britânico Cal Crutchlow, da LCR Honda, registrou a quinta marca desta sexta, com 1min59s993.

Ele ficou logo à frente do italiano Andrea Dovizioso, que está na briga pelo título com Márquez. O piloto da Ducati obteve apenas o sexto melhor tempo do dia, com 2min00s110. Dovizioso vem de vitória na corrida passada, disputada na Áustria.

Italiano e espanhol ocupam o segundo e o primeiro lugares na classificação geral do campeonato. Márquez lidera com 230 pontos, contra 172 de Dovizioso. A etapa de Silverstone é a 12ª de 19 da temporada.

O dia foi marcado por poucos sustos em Silverstone. Márquez sofreu uma queda no segundo treino, sem maiores consequências. O espanhol foi ao chão pela primeira vez desde a etapa de Le Mans, em maio.

Depois de Dovizioso, que exibiu performance discreta nesta sexta, vieram o italiano Franco Morbidelli, o português Miguel Oliveira, o australiano Jack Miller e o italiano Danilo Petrucci nas 7ª, 8ª, 9ª e 10ª posições, respectivamente.

O espanhol Jorge Lorenzo fez seu retorno às pistas nesta sexta. Recuperado de fratura em duas vértebras, o piloto da Honda perdeu quatro etapas após os problemas físicos sofridos nos treinos livres em Assen, na Holanda. Ele foi o 22º e último colocado nas duas sessões desta sexta, com 2min02s907 no segundo treino.

O grid de largada da etapa de Silverstone será definido no treino classificatório deste sábado, marcado para as 10h10. No domingo, a corrida vai ter início às 9 horas.



Relacionados

Motovelocidade | 10-08-2019 10:45

Marc Márquez é o mais rápido na Áustria e vai largar em primeiro pela 59ª vez

Marc Márquez é o mais rápido na Áustria e vai largar em primeiro pela 59ª vez

Cascavel | 24-07-2019 16:27

Sharbel El Hajjar diz que agora e treinar muito para evoluir a cada etapa

Sharbel El Hajjar diz que agora e treinar muito para evoluir a cada etapa

Motovelocidade | 30-06-2019 11:00

Viñales segura Marquez, vence na Holanda e conquista 1º triunfo

Viñales segura Marquez, vence na Holanda e conquista 1º triunfo

Motovelocidade | 28-06-2019 13:40

Lorenzo sofre fratura e ficará fora de etapa da MotoGP; Viñales fecha dia no topo

Lorenzo sofre fratura e ficará fora de etapa da MotoGP; Viñales fecha dia no topo