Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

UEL será Posto de Coleta Municipal para o Censo 2020 do IBGE

25/02/20 às 10:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A UEL será um Posto de Coleta Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para apoiar o trabalho de coleta de informações para o Censo 2020, que será realizado em todos os municípios brasileiros, com o objetivo de atualizar dados demográficos. O último recenseamento foi feito em 2010. Uma reunião realizada na última quarta-feira (19) definiu os detalhes da cessão temporária de sala no Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), no Campus Universitário.

Segundo o Técnico de Informação Geográfica e Estatística do IBGE, Fábio Fugimoto, a sala da UEL vai abrigar os supervisores do Recenseamento Demográfico 2020. O local servirá como apoio para os recenseadores suprimirem dúvidas e receberem instruções. Ele explica que a sala será utilizada entre maio e dezembro, que é o prazo estipulado para a coleta das informações no município.

De acordo com o técnico do IBGE, em Londrina serão nove postos de coleta, a maioria em órgãos governamentais como a Prefeitura, Iapar e Universidades. "A UEL abriu as portas entendendo que estamos coletando informações públicas para suprir um vácuo de 10 anos. É uma forma de compreender melhor a nossa realidade", definiu Fábio. Ainda de acordo com ele, Londrina será dividida em quatro áreas distintas para a coleta dos dados. A intenção é levantar os números populacionais dos mais de 212 mil domicílios existentes nas zonas urbana e rural. Para dar conta deste levantamento, Londrina terá 512 recenseadores que serão contratados para trabalho temporário de três meses.

Leia mais:

Imagem de destaque
ASSUSTOU

Apresentador do SBT descobre nódulo na tireoide ao vivo: 'Tô em pânico'

Imagem de destaque
AUXÍLIO DA INTERPOL

PF deflagra Operação 'Diffidentia' em combate a exploração sexual de menores

Imagem de destaque
DECORAÇÃO NATALINA

Estudo apresentado aponta R$ 32 milhões em giro financeiro para Londrina

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Salário dos professores é tema de debate na câmara de vereadores de Foz

Operação Nacional - O Censo Demográfico 2020 será a maior operação de recenseamento já organizada no país. De acordo com o site do IBGE, trata-se de uma tarefa complexa considerando que o Brasil tem mais de 211 milhões de habitantes, aproximadamente 71 milhões domicílios e 5570 municípios.

A previsão é de contratar mais de 230 mil pessoas, temporariamente, para os trabalhos de coleta de dados, supervisão, apoio técnico-administrativo e apuração dos resultados. A estrutura de trabalho prevê 27 Unidades Estaduais, 560 Agências do IBGE, 6100 Postos de Coleta Municipais e 1450 Coordenações Regionais. A operação será totalmente informatizada, com equipamentos móveis para a coleta de dados. Os resultados preliminares deverão ser apresentados a partir da segunda quinzena de dezembro de 2020.

(com Agêncio UEL)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá