Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Acil e entidades entram com pedido para manter comércio aberto

04/07/20 às 18:27 - Escrito por Ticianna Mujalli
siga o Tarobá News no Google News!

A Associação Comercial e Industrial de Londrina acionou a justiça para manter o comercio aberto na cidade, após a determinação do governo do estado. O mandado de segurança foi proposto de forma conjunta com Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Londrina, Sociedade Rural, Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Sindicato do Comércio Varejista e outras 5 instituições além de políticos da região. O documento foi protocolado na tarde deste sábado (04).

Dentre os objetivos do mandado de segurança, segundo as entidades, está “a defesa e representação dos interesses comuns da livre iniciativa, das indústrias, comércio, agronegócio e serviços, associados que exercem atividade econômica, com objetivo de fortalecimento destas classes, proteção e valorização técnica de seus produtos, desenvolvimento as respectivas atividades econômicas, serviços e da sociedade em geral, em respeito às suas funções sociais, valorização do trabalho humano, livre iniciativa e manutenção dos empregos”, aponta o documento.

Já os deputados alegam estar defendendo os interesses dos cidadãos. 

Leia mais:

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Idoso que sofreu queda de telhado no Centro, morre no Hospital Evangélico

Imagem de destaque
EXPERIÊNCIA ÚNICA

Toledo Rodeo Bulls terá shows imperdíveis e programação especial

Imagem de destaque
NESTA QUARTA-FEIRA

Polícia Civil faz buscas por suposto corpo de pessoa desaparecida em mata

Imagem de destaque
POLICIAL

Professor é preso suspeito de assediar alunas em colégio de Santa Terezinha de Itaipu

Para as associações, há um temor por parte da classe empresarial “de que os efeitos do decreto estadual sejam nefastos a economia regional de maneira irrecuperável”. Para justificar a não necessidade do fechamento das atividades econômicas não essenciais nesse momento, eles apontam a situação de Londrina em relação as instalações hospitalares, a quantidade de suprimentos e EPI, quantidade de remédios para intubação e o coeficiente de transmissão. Os mesmos números foram informados pelo prefeitos em uma ‘live’ no mesmo dia da determinação do governo do estado, para o fechamento do comércio.  

“O Decreto Estadual nº 4942/2020 determinou o fechamento indiscriminado do comércio da região de Londrina pelo simples fato de que o número de mortes na cidade ser superior a proporção de 1/100.000 habitantes”, aponta o documento.

O documento também traz as ações que o município de Londrina implantou no combate à Covid-19, como Disk Coronavírus e contratação de leitos particulares.  Além disso, também apresentou a taxa de ocupação de leitos Covid/SUS, do boletim epidemiológico da última sexta-feira (03), que apontava para 41%.

Secretário Estadual de Saúde
Em entrevista ao Grupo Tarobá, o Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, informou que o decreto que determina a suspensão das atividades não essenciais não é “recomendativo, mas determinativo”. Ele comentou ainda que há a necessidade de se tomar a decisão de se tomar decisões em cima de números. “Londrina tem uma das maiores mortalidades do Paraná. Tem a legitimidade do município de contrapor (o decreto estadual), mas eu acho necessário nesse momento que todos nós pudéssemos ir numa direção só” relatou. Isso quer dizer que o prefeito Marcelo Belinati poderia fazer um decreto indo no sentido contrário ao governo do estado, já que o STF já deu autonomia a estados e municípios de tomarem decisões. “Nós respeitamos todas as decisões que foram tomadas aqui. Agora chegou o momento em que o estado tenta bloquear as ações”.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá