Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Apucarana já registrou 225 incêndios ambientais

28/08/19 às 14:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os Bombeiros de Apucarana já atenderam 225 incêndios ambientais na cidade neste ano. 71 casos aconteceram somente agosto, que está em sua última semana.  Segundo a tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, em janeiro foram 9 incêndios ambientais, fevereiro 33, março 10, abril 24, maio 6, em junho em julho, 36 casos em cada mês. 

"Quase 100% desses incêndios foram ocasionados por humanos. O primeiro passo é sempre a conscientização que não coloque fogo em terreno, isso não pode acontecer, é uma atitude que pode se enquadrar em crime ambiental. A pessoa pode ser presa ou pagar multa. Ainda existe o costume de limpar o quintal e colocar fogo, ou casos de puro vandalismo. É preciso perder esse costume", explica a tenente. 

A tenente repassou que em todo ano passado foram 262 incêndios ambientais aqui na cidade. O mês que mais registrou queimadas foi julho, com 78 casos em 2018.

Leia mais:

Imagem de destaque
12 MIL ATENDIDOS

Alunos da rede municipal de educação em Apucarana recebem tênis e meias novas

Imagem de destaque
ATÉ 19 DE ABRIL

Apucarana cadastra agricultores para Programa de Aquisição de Alimentos

Imagem de destaque
POLÊMICA

Senatran afirma que novas faixas de pedestre em Apucarana são irregulares

Imagem de destaque
SEGUNDO JULGAMENTO

Caso Hannan: acusado de matar jovem em praça de Londrina é condenado a 13 anos

Ana Paula ainda destaca que o país inteiro está sofrendo com as queimadas.  Isso por causa das condições climáticas, como tempo seco e baixa umidade relativa do ar. 

"Os nosso país todo está sofrendo com as queimadas. Em Apucarana existe ainda o vento forte que faz com que o fogo se espalhe ainda mais rápido. Outro costume que as pessoas devem perder, é de jogar bituca de cigarro em beira de rodovia, que pode também provocar um incêndio.  O fogo se espalha muito rápido, atingindo vegetações, plantações e até residências, é um risco muito grande. As pessoas precisam evitar as queimadas", finaliza a tenente. 

Quem flagrar alguém colocando fogo em mato ou em lixo no quintal e terrenos,  pode denunciar ligando na  Secretaria de Meio Ambiente, (43) 3423-0142.

Em casos de vandalismo, incêndios criminosos, as denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar (PM) 190  e Guarda Municipal (GM) 153.

Em Arapongas, somente neste mês foram 47 queimadas ambientais. As cidades vizinhas registram em média, quatro incêndios ambientais por dia.  

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná, Simepar, existe a previsão de chuva leve para o final de semana. Mas na semana que vem, o sol deve continuar brilhando forte, permanecendo com o clima seco.


Fonte: TNONLINE

© Copyright 2023 Grupo Tarobá