Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Chuvas e abertura de vertedouro melhoram nível do Rio Paraná

23/05/20 às 10:32 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em Foz do Iguaçu o maior volume de chuvas foi registrado ontem, sexta-feira (22), com cerca de 60 milímetros, o que aliado a abertura do vertedouro da Itaipu Binacional, já permitiu um aumento perceptível no nível do Rio Paraná. O vertedouro deve ficar aberto durante todo o dia neste sábado (23).

Desde o início do vertimento, há seis dias, o nível do rio já subiu cerca de 3 metros, isso segundo boletins hidrológicos divulgados diariamente pela usina. Isso permitiu a volta de navegação para escoamento das safras de grãos do Paraguai e Argentina. Neste sábado o rio Paraná, segundo medição na estação da ponte da Amizade, pode chegar a cota de 99 metros, quando o normal é de 105 metros.

As últimas chuvas também ajudaram bastante o Rio Iguaçu. Houve um aumento considerável da vazão das cataratas, que hoje está em 505 mil litros de água por segundo. Pra se ter uma ideia, o aumento é de mais de 180 mil litros de água por segundo em relação a última quarta-feira (20). Mas, pra voltar a vazão normal, que é de 1,5 milhão de litros de água por segundo, ainda precisa chover muito mais.

Leia mais:

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Inscrições para o vestibular da UTFPR começam na próxima segunda-feira

Imagem de destaque
PROBLEMAS ESTRUTURAIS

De novo: parte do teto da sala de emergência da Upa Jardim do Sol desaba

Imagem de destaque
DE ÚLTIMA GERAÇÃO

Corpo de Bombeiros recebem equipamentos para resgates aquáticos na zona sul

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Novidades da NRF serão apresentadas a empresários durante evento gratuito


Giulianne Kuiava 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá