Cidade

Dia da árvore e da limpeza focam na preservação do meio ambiente em Londrina

21 set 2019 às 11:12

Esta sexta-feira (20) foi marcada, em muitos locais pela Greve Global pelo Clima. Este sábado (21) são celebrados os Dia da Árvore e o Mundial da Limpeza. E em Londrina, as datas que antecedem o início da Primavera, foram escolhidas para ensinar as crianças de uma escola municipal que elas podem começar a fazer a diferença no planeta, começando bem pertinho de casa.

Elas percorreram o Lago Igapó 2. Com sacos de lixo em mãos, foram retirando do cartão postal de Londrina, o que muitos adultos deixam pra trás sem se preocupar com o próprio futuro. Sacolas plásticas, garrafas PET, copos plásticos. Tudo que poderia ser reciclado ou poderia ter ido pro lixo, jogado pertinho do lago. O olhar do Danilo de 9 anos, quase não acreditava. “É tão bonito aqui, mas as pessoas precisam cuidar mais”, contou. E assim, com a consciência madura, ele ajudou a recolher o que não fazia parte da natureza.

Além de recolher lixo, as crianças também levaram cartazes dando orientações às pessoas que passavam e passeavam. Houve também distribuição de folhetos reforçando a mensagem da preservação. Quem ajudou na conscientização foram os estudantes de engenharia ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Já o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina fez o plantio de 100 mudas de árvores nativas. A ação foi para recuperação da mata ciliar para proteção do Córrego Cambezinho. Para o presidente da entidade, Carlos José Marques da Costa Branco, um momento de celebração para o futuro. “Aqui ninguém entende nada de plantio de árvore, mas todos tiraram um tempo justamente pra isso. Pra preservação só se precisa de força de vontade”, completa.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá