Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Em meio à pandemia, funcionários do Hospital Regional protestam contra redução salarial

18/04/20 às 11:14 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Funcionários do Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antonio da Platina, fozeram um protesto nesta sexta-feira (17) contra a redução de cerca de 30% salários, como teria sido informado, na quinta-feira (16), pela Atual Médica, empresa credenciada pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas) para gerir o corpo de enfermagem da unidade. 

De acordo com a categoria, os profissionais foram surpreendidos com a informação repassada por uma representante da Atual Médica na tarde de quinta-feira, que teria solicitado os documentos dos funcionários para renovação contratual, em até 24 horas, porém, mediante imposição da redução salarial estimada em 30%.

“Fomos contratados há dois anos pela Funeas por meio de PSS (Processo Seletivo Simplificado), que havia assumido a gestão do hospital no lugar do Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro). Agora surge uma empresa terceirizada querendo cortar os nossos salários em 30% sem discutir o assunto com os enfermeiros, simplesmente impondo que isso aconteça? Não vamos concordar”, disse uma enfermeira que pediu anonimato.

Leia mais:

Imagem de destaque
ESPERA DOLOROSA

Mulher com útero exposto lamenta demora de cirurgia; médica explica condição

Imagem de destaque
CAMBÉ

Atendimentos da UBS do Ana Rosa são interrompidos para mudança para novo prédio

Imagem de destaque
BATEU E ARRASTOU

Carro atinge motociclista em cruzamento com semáforo no Centro de Londrina

Imagem de destaque
EM 2022

Defesa Civil indicou interdição de "mansão do tráfico" demolido nesta semana

Ainda de acordo com os profissionais, assim que assumiu a gestão do corpo de enfermagem a Atual Médica teria informado à categoria, sem justificativa, que os benefícios como vale-refeição e vale-transporte seriam cortados.

“Pior do que a atitude da Atual Médica em causar todo esse tormento moral e psicológico nos enfermeiros, que não medem esforços para trabalhar dia e noite para atender a população no Hospital Regional, é ver a direção da unidade inerte, sem fazer absolutamente nada para defender os funcionários. Pelo contrário, ainda somos ameaçados de demissão por protestar contra esse absurdo que está acontecendo com a gente”, desabafa outra enfermeira que também pede anonimato com medo de represálias.

De acordo com os denunciantes, no caso dos técnicos de enfermagem os vencimentos giram em torno de R$ 2,3 mil mensal, somando salário base mais benefícios. Pela proposta da Atual Médica, os vencimentos passariam a ser compostos apenas por salário base e insalubridade totalizando em cerca de R$ 1,6 mil.

Outro lado
A reportagem fez contato com a Atual Médica, mas até a publicação da matéria a única resposta obtida foi que a empresa ainda não assinou o contrato para gerir o Hospital Regional do Norte Pioneiro e que está apenas realizando um levantamento dos funcionários que atuam na unidade. Os questionamentos sobre manutenção ou redução de salários e/ou benefícios não foram respondidos.

A reportagem também tentou ouvir a direção do Hospital Regional para esclarecer os problemas apontados pelos enfermeiros, mas sem sucesso.

(com informações de Portal Tá No Site)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá