Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Fim do decreto: veja como fica o comércio em Cambé, Rolândia e Ibiporã

15/07/20 às 09:57 - Escrito por Ticianna Mujalli
siga o Tarobá News no Google News!

Cambé, Ibiporã e Rolândia puderam reabrir o comercio nesta quarta-feira (14). A decisão foi anunciada nesta terça-feira (14) pelo governo do estadual que não renovou o Decreto 4.942/20, que estabeleceu medidas restritivas mais rigorosas para sete regionais de saúde do Paraná, abrangendo 141 municípios ao todo. Entre as medidas, estavam suspensas atividades econômicas não essenciais. Segundo o governo do estado, a intenção era controlar os números da Covid-19.  

Rolândia 
Em Rolândia, para a retomada da atividade não essencial, nesta quarta-feira (14), o prefeito Luiz Francisconi Neto assinou um decreto municipal permitindo, entre as medidas, a reabertura do comércio. Mas os comerciantes vão precisar cumprir algumas determinações, como: fornecer álcool gel na entrada para os consumidores, medir a temperatura de quem entra e impedir acesso de quem tiver mais que 37,5°, exigir uso de máscara de todos os funcionários e clientes durante todo o tempo que permanecer no local e higienizar portas e outras áreas do estabelecimento constantemente. Além disso, fica proibida a venda de bebidas alcoólicas após as 22 horas em todos os estabelecimentos da cidade.

Ibiporã
Em Ibiporã, segundo o prefeito João Coloniezi, a cidade está seguindo ao menos três decretos que tem ajudado a determinar o que pode e o que não pode. Entre as medidas que estão valendo está a redução do horário do comércio, das 10h às 16h. Aos sábados, domingos e feriados continua tudo fechado, e só podem abrir as portas as atividades consideradas essenciais pelo próprio decreto, como supermercados e postos de combustíveis.

Entre as mudanças para a reabertura estão a garantia do distanciamento entre as pessoas e obediência dos protocolos de higiene, como a obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes. Os locais tem que disponibilizar álcool em gel 70% e higienizar as superfícies. O local tem que evitar filas e o acesso de crianças até 12 anos.  “O decreto do estado, na verdade, não alterou os números na nossa cidade. Os protocolos que temos seguidos tem dado efeito e feito com que a doença não avance. Quem aparece em alguma UBS com febre ou sintomas que indica suspeita de Covid-19, já recebe afastamento e tratamento. A pessoa é acompanhado por uma equipe do início ao fim do isolamento”.

Cambé
Em Cambé, segundo o prefeito José do Carmo, o horário de funcionamento do comércio também foi reduzido, segundo o decreto do município e funciona das 10 às 16 horas, para não coincidir com a indústria. Já os bares podem abrir até as 23h, com venda de bebida alcoólicas até as 22h. Festas, eventos e o que gere aglomeração está proibido e quem descumprir pode ser multado. “Os números de casos positivos, estão crescendo, tendo em vista o mês de julho e o maior volume de testes. O decreto estadual, chamou a atenção para o delicado momento da pandemia. O maior desafio, é a falta de consciência da população, com a falta dos cuidados com a higiene e falta de máscara e grandes aglomerações, como festas”, aponta o prefeito.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá