Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Juiz nega liminar a supermercado contra o 'lockdown' em Arapongas

02/08/20 às 12:48 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O juiz Luciano Souza Gomes, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Arapongas, negou liminar em Mandado de Segurança a Companhia Sulamericana de Distribuição (Supermercado Cidade Canção) contra o 'lockdown' decretado pelo prefeito Sérgio Onofre para vigorar neste final de semana. Em decisão foi publicada nesta sexta-feira (31). Assim, o supermercado precisa ficar fechado durante todo o final de semana como determinado em decreto. 

No pedido, o supermercado alegou que a restrição de funcionamento imposta pelo decreto municipal é ilegal porque está em dissonância com a legislação federal. E que, além disso, a restrição acaba gerando a aglomeração de pessoas nos dias de funcionamento regular, o que contribuiria para a disseminação da Covid-19.

Em resposta, o juiz cita o Artigo 23 da Constituição Federal, onde se lê que “é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência”. E acrescenta: “Dessa forma, o Chefe do Poder Executivo de Arapongas, ao editar decretos restringindo em parte a atividade comercial da impetrante, está atuando no exercício de sua competência”. Para o juiz, a intervenção do Poder Judiciário no caso só é legítima “se constatada ilegalidade patente, sob pena de afronta ao princípio constitucional da separação de poderes”.

Leia mais:

Imagem de destaque
SEM AGENDAMENTO

Cambé amplia vacinação da gripe para toda a população com mais de 60 anos

Imagem de destaque
CONFIRA

Economia Solidária divulga horários de vendas dos produtos de Páscoa

Imagem de destaque
ATENÇÃO APUCARANA

Mutirão contra dengue atende região do Jardim das Flores nesta quarta-feira

Imagem de destaque
FERIADO DE PÁSCOA

Cerca de 10 mil pessoas devem passar pelo aeroporto de Londrina nos próximo dias

No despacho, o magistrado afirma ainda que o respeito à decisão tomada pelo Poder Executivo, desde que legal, também encontra fundamento “na circunstância de que é ele quem detém informações amplas sobre o atual estágio da pandemia no Município, quanto à ocupação dos leitos de enfermaria e de UTI, a capacidade do sistema de saúde de fazer frente ao aumento do número de doentes aí incluído o corpo de servidores da área de saúde e os leitos vinculados ao SUS e o panorama de evolução regional da doença”.

O juiz também cita os casos confirmados e de óbitos por Covid-19 no Paraná, e a taxa de 100% de ocupação dos leitos de UTI em Arapongas. “Esses números justificam a adoção pelo município de medidas restritivas mais gravosas como forma de controlar a disseminação do vírus, preservar o sistema de saúde e, via de consequência, a saúde da população e dos profissionais da área da saúde, principalmente”.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá