Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MP de Rolândia pede correção em decreto que permite reabertura de comércio

18/04/20 às 09:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Um ofício do Ministério Público, enviado da noite desta sexta-feira (17), à prefeitura de Rolândia, pediu reparos no decreto que autoriza a retomada das atividades do comércio, considerado não essencial. A reabertura acontece a partir deste sábado (18).

No documento, a 3ª Promotoria pede que a Prefeitura retire a participação do órgão Ministério Público na elaboração e aprovação da proposta de flexibilização das medidas de isolamento social até então vigentes na cidade (Plano de Enfrentamento Sars - Cov - 2 – Covid-19).

O pedido decorre do fato de que no decreto, o Município mencina a atuação do MP na estratégia, o que não corresponde à verdade.

Leia mais:

Imagem de destaque
APÓS DENÚNCIA

Homens são multados por beber em via pública e dizem que não conheciam lei

Imagem de destaque
BALANÇO

Feira do Peixe Vivo em Londrina comercializou cerca de 7,6 toneladas este ano

Imagem de destaque
UM PRESO

Casa abandonada na Vila Fraternidade vira mocó e sofre abordagem da polícia

Imagem de destaque
4 CARROS ATINGIDOS

Filho atropela o próprio pai após perseguição no trânsito em Londrina

Competência – Anteriormente à edição do Decreto, publicado na tarde desta sexta-feira (17), a Prefeitura encaminhou a proposta de relaxamento das medidas de isolamento social para apreciação e deliberação por parte da Promotoria de Justiça. No entanto, na ocasião, foi informado ao prefeito que não cabe ao Ministério Público, enquanto órgão fiscal da lei, a apreciação ou deliberação sobre assuntos de competência exclusiva do chefe do Executivo. Em contraponto, a Promotoria de Justiça alertou que todos os atos da gestão do Município devem, obrigatoriamente, ser alicerçados e precedidos de rigorosa análise técnica sanitária, com posicionamento da respectiva Regional da Secretaria Estadual de Saúde e embasados em evidências científicas, o que não ocorreu na situação.

De acordo com a Promotoria de Justiça, o documento acabou por “induzir a população à falsa percepção de que houve participação na elaboração ou mesmo a aprovação do citado Plano de Enfrentamento SARS - COV 2 - Covid 19, o que não condiz com a realidade”.

Isolamento como prevenção – O Ministério Público do Paraná reforça que a instituição segue com a orientação geral às Promotorias de Justiça em todo o estado para que promovam medidas dirigidas a garantir que sejam observadas as determinações sanitárias estadual e federal de manutenção da política de isolamento social como forma de conter o avanço da Covid-19 (coronavírus).

(com informações de MP)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá