Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura apura vazamento de lista de pacientes com Covid-19 em Arapongas

13/07/20 às 08:43 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A divulgação da lista com nomes dos pacientes tratados e em tratamento da Covid-19 em Arapongas pode gerar um processo administrativo ao autor do vazamento das informações. A Prefeitura de Arapongas determinou no último sábado (11), que seja a apurar e a punição "com o rigor que o caso requer", a pessoa ou aos responsáveis pela divulgação do documento. O pedido foi feito pelo prefeito diretamente ao secretário da Saúde.

Segundo nota divulgada pela prefeitura, já há pistas que devem levar à pessoa ou pessoas que provocaram o vazamento "De forma criminosa e antiética, expuseram o nome desses pacientes através de mensagens em grupos de WhatsApp. A lista foi conhecida depois que uma das pacientes recebeu ligação telefônica de uma amiga querendo saber sobre seu estado de saúde. Além do nome dos pacientes, a lista tem o endereço, o telefone, a data em que receberam o resultado e o posto de saúde onde foram atendidos. Sentindo-se constrangida, a paciente levou o caso aos meios de comunicação", informa a nota.

“Os dados são sigilosos, a divulgação sem o consentimento do Município e dos pacientes é ilegal e o compartilhamento também. Vamos abrir um processo administrativo para apurar a origem do vazamento, com potenciais punições graves aos envolvidos”, garante o secretário Moacir Paludetto Júnior.

Leia mais:

Imagem de destaque
AÇÃO PEDIA R$100 MI

Londrina terá que pagar R$ 5,18 milhões para banco após decisão do TJ-PR

Imagem de destaque
SITUAÇÃO PIOROU

Posto de combustíveis desativado se transforma em mocó na Celso Garcia Cid

Imagem de destaque
IMAGENS IMPRESSIONAM

Polícia procura motorista que atropelou em matou homem deitado no meio da rua

Imagem de destaque
PROJETO DE LEI

Empresas de transporte público terão que divulgar informações sobre veículos

Segundo o secretário os responsáveis por estas listas com nomes e dados são os profissionais que fazer o monitoramento dos pacientes e os profissionais que fazem o encaminhamento para os hospitais, quando necessário. “Pedimos desculpas pelo ocorrido e frisamos que será feito um trabalho rigoroso para identificar os responsáveis e puni-los de forma exemplar”, acrescenta o secretário.

Os protocolos do Ministério da Saúde frisam que as pessoas que desrespeitarem o sigilo dos pacientes, divulgando ou compartilhando essas informações, podem ser vítimas de ação penal. O caso também será levado à Polícia.

ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA NÓS ATRAVÉS DO WHATSAPP DO TAROBANEWS (43) 99995-1367 E PARTICIPE DO GRUPO PARA RECEBER O RESUMO DE NOTÍCIAS DO DIA CLICANDO AQUI.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá