Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Colheita do trigo: agricultores esperam por dias bem ensolarados

21/09/18 às 13:15 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A chuva e o vento forte prejudicaram as lavouras de trigo que já estavam atrasadas para a colheita. Agora, a torcida dos agricultores é por dias bem ensolarados!

Se o seu Valter Dalgalo pudesse dar um conselho, diria: sejam persistentes. Foi isso que aprendeu ao longo de uma vida toda cultivando trigo. Ele sabe que a empresa dele é a céu aberto, então tem que aceitar o que o cara lá de cima manda!

É por isso que ele não está tão descontente assim com o temporal desta semana. Já sabe que vai ter perda de produção: basta entrar na lavoura e ver o que a umidade e o vento fizeram com os grãos. 

Leia mais:

Imagem de destaque
AGRONEGÓCIO

Mais de duas mil pessoas participaram do 5° AgroBit Brasil 2022

Imagem de destaque
LONDRINA

AgroBIT Brasil debate soluções e novas tecnologias para a agropecuária

Imagem de destaque
TECNOLOGIA

Cooperativa agroindustrial inaugura mais um centro de tratamento de sementes

Imagem de destaque
NOTORIEDADE

Goiaba produzida no norte do Paraná ganha o mundo

Na safra passada, nesta época, seu Valter já tinha colhido quase todo trigo. E hoje já está com grãos germinando sem poder colher.Essa realidade não está sendo vivenciada só nesta lavoura. Basta fazermos um comparativo com o ano passado. Em 2017, nesse mesmo período, 95% da produção de trigo já estava colhida. E neste ano até o momento apenas 20% da produção já foi retirada do campo. A economista do Deral, departamento de economia rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Jovir Esser conta que o tempo chuvoso vai gerar ainda mais atraso!

Aqui a previsão é de que 6 dias de sol sejam suficientes para colher os 242 hectares de trigo. Mas mesmo assim a produtividade não deve chegar perto do que foi no ano anterior. A torcida é para não atrasar as próximas culturas.



© Copyright 2023 Grupo Tarobá