Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Excesso de chuva prejudica polinização das macieiras

15/10/18 às 10:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O excesso de chuva nesta primavera já está afetando o cultivo da maçã em Palmas, sul do Paraná. As plantas estão em floração e a elevada umidade prejudica a polinização, o que pode influenciar no índice e pegamento de frutos para a safra 2018/2019.

Equipamentos da Estação do Instituto Agronômico do Paraná- IAPAR, próximo ao perímetro urbano, mediram desde o início do mês outubro, 192 milímetros. No feriadão de Nossa Senhora Aparecida até hoje(15)  foram 66 milímetros. O acumulado desta primavera palmense é de 247 milímetros no município.

Na região do Horizonte, nos Campos de Palmas, onde estão os maiores pomares de maçãs, o volume é ainda maior. Somente nas últimas horas variaram de 90 a 105 milímetros.

Leia mais:

Imagem de destaque
AGRONEGÓCIO

Mais de duas mil pessoas participaram do 5° AgroBit Brasil 2022

Imagem de destaque
LONDRINA

AgroBIT Brasil debate soluções e novas tecnologias para a agropecuária

Imagem de destaque
TECNOLOGIA

Cooperativa agroindustrial inaugura mais um centro de tratamento de sementes

Imagem de destaque
NOTORIEDADE

Goiaba produzida no norte do Paraná ganha o mundo

Conforme o  Diretor Técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Maçãs(ABPM), Ivanir Dalanhol,  a completa polinização é essencial para a produtividade.  Explicou que, por exemplo,  com o tempo chuvoso, as abelhas não deixam suas colmeias. “São elas as principais polinizadoras em nossos pomares”,  explicou o também presidente da Cooperativa dos  Campos de Palmas(Cocampal).

Adiantou que ainda não há como mensurar os impactos da chuvas na produtividade, mas se continuar esta condição de chuva em excesso é provável que possa refletir no volume de produção.

Leia mais em Portal RBJ

© Copyright 2023 Grupo Tarobá