Linha 4

Publicidade

Instabilidade climática preocupa produtores de soja no Paraná

Redação Tarobá News

Depois de muita escassez de chuva, os agricultores da região puderam finalmente dar início ao plantio de soja. A previsão é de uma safra maior do que a última, mas isso vai depender novamente das condições do tempo.

As plantadeiras finalmente entraram em campo. Na propriedade do Renato, em Santa Tereza do Oeste, o plantio de soja está a todo vapor, e deve ser concluído nos próximos dias. após a chuva que demorou pra vir, o clima é de otimismo.

Segundo o Departamento de Economia Rural, cerca de 40% do plantio já foi concluído na Região Oeste do estado. Alguns produtores tinham iniciado a safra ainda com terra seca, apostando nas previsões de chuva. De maneira geral, as condições do tempo não foram favoráveis, e o plantio começou com pelo menos 20 dias de atraso.

Em nossa região, a safra de soja deve ocupar mais de 530 mil hectares de terra. a previsão de colheita é de Um Milhão e Novecentas Mil toneladas de grãos. Um volume bem maior do que a safra passada. 

Na safra que começou em 2018 a colheita chegou a apenas 1 milhão e 500 mil toneladas. A umidade também foi determinante.

Para que resultado negativo da última safra não se repita agora, os produtores esperam que o tempo colabore com a sementes que já estão na terra.

COMENTÁRIOS

Publicidade