Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Parceria viabiliza sistema de irrigação em horta do Programa Agricultura Urbana

16/07/20 às 16:54 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os cerca de 650 alunos da Escola Municipal Maria Aparecida Fagnani Soares, no Conjunto Riviera, terão à disposição para as aulas de educação ambiental e técnicas de produção agrícola, hortas com verduras, legumes e ervas medicinais e aromáticas. Para viabilizar a implantaçãodesta horta, que integra o Programa Agricultura Urbana,  a Semed (Secretaria Municipal de Educação), firmou parceria com as cooperativas  Unimed e Uniprime.

O prefeito Leonaldo Paranhos, a secretária de Educação Márcia Baldini, o presidente da Unimed, Danilo Galletto, da Uniprime, Hirofume Uyeda, a diretora da Escola, Mirtes Inês Breda Zanetti, participaram da  entrega da cisterna que captará água da chuva para a irrigação das hortas. “ Desde quando assumimos a prefeitura falamos que Cascavel é Capital da Produção. Esta é a região que mais produz por metro quadrado no Brasil. Por isso não tem sentido, sermos a capital da produção e nossas crianças não conhecerem a força da produção, como plantar, como colher, queremos a aproximação das crianças com as verduras e legumes”, disse o prefeito Paranhos. "Nós já temos 80 hortas implantadas na cidade. Este programa possibilita aos proprietários de imóveis desconto no IPTU para quem planta  ou disponibiliza o  terreno para o programa. Este projeto ajuda  pessoas em situação de vulnerabilidade  e cooperativas, que através de chamamento público integram o Agricultura Urbana”.

O técnico Agrícola do Território Cidadão, responsável pela implantação das hortas urbanas, Patrick Tristacci, destacou a importância das parcerias para a viabilização deste projeto que tem rendido muitos frutos às famílias envolvidas e às comunidades onde as hortas foram implantadas. Patrick detalhou a  parceria com a Unimed/Uniprime, Patrick. “Nesta  união de forças a Unimed  forneceu  parte da irrigação com a  cisterna , equipamentos e encanamentos para irrigação e o Território Cidadão  entrou com implantação da horta e  assistência técnica. A Escola Municipal Maria Fagnani  ficará responsável pela manutenção e cuidados com os canteiros. Das 80 hortas implantadas em Cascavel, 20 delas foram feitas através de parcerias”.

Leia mais:

Imagem de destaque
AGRONEGÓCIO

Mais de duas mil pessoas participaram do 5° AgroBit Brasil 2022

Imagem de destaque
LONDRINA

AgroBIT Brasil debate soluções e novas tecnologias para a agropecuária

Imagem de destaque
TECNOLOGIA

Cooperativa agroindustrial inaugura mais um centro de tratamento de sementes

Imagem de destaque
NOTORIEDADE

Goiaba produzida no norte do Paraná ganha o mundo

Para a secretária Márcia Baldini, o Município de Cascavel avança na implantação de hortas nas Escolas e Cmeis. “É uma grande parceria com os profissionais da educação  que atuam nas unidades escolares e na região do Riviera tivemos uma grande parceria, que foi a Unimed. É um grande avanço. O Município e Itaipu estão  construindo  13 cisternas, em 13 escolas, junto com os projetos de hortas e jardins das escolas municipais”.

O presidente da Unimed, Danilo Galetto, destacou as razões que levaram a cooperativa a firmar esta parceria com o Território Ccidadão e Semed. "Nós somos uma cooperativa de médicos e o cooperativismo tem esta veia de responsabilidade social. E um dos princípios do cooperativismo é a responsabilidade social, ou seja, a imersão da cooperativa  na comunidade. Estes projeto são importantes no princípio da cooperativa, como pensar no meio ambiente, economia sustentável, agricultura, envolver as crianças nestes projetos de âmbito social.

O médico Hirofume Uyeda, que representa a Uniprime, disse que “a nossa cooperativa nasceu em Cascavel e é sensível  às necessidades desta comunidade. Dentro dos princípios cooperativistas está a intercooperação um apoio à comunidade para aliar o desenvolvimento econômico com o social. E estes projetos estão de acordo com os nossos valores de sustentabilidade e permitindo uma alimentação mais saudável à esta população”.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá