Linha 4

Publicidade

Parceria viabiliza sistema de irrigação em horta do Programa Agricultura Urbana

Redação Tarobá News

Os cerca de 650 alunos da Escola Municipal Maria Aparecida Fagnani Soares, no Conjunto Riviera, terão à disposição para as aulas de educação ambiental e técnicas de produção agrícola, hortas com verduras, legumes e ervas medicinais e aromáticas. Para viabilizar a implantaçãodesta horta, que integra o Programa Agricultura Urbana,  a Semed (Secretaria Municipal de Educação), firmou parceria com as cooperativas  Unimed e Uniprime.

O prefeito Leonaldo Paranhos, a secretária de Educação Márcia Baldini, o presidente da Unimed, Danilo Galletto, da Uniprime, Hirofume Uyeda, a diretora da Escola, Mirtes Inês Breda Zanetti, participaram da  entrega da cisterna que captará água da chuva para a irrigação das hortas. “ Desde quando assumimos a prefeitura falamos que Cascavel é Capital da Produção. Esta é a região que mais produz por metro quadrado no Brasil. Por isso não tem sentido, sermos a capital da produção e nossas crianças não conhecerem a força da produção, como plantar, como colher, queremos a aproximação das crianças com as verduras e legumes”, disse o prefeito Paranhos. "Nós já temos 80 hortas implantadas na cidade. Este programa possibilita aos proprietários de imóveis desconto no IPTU para quem planta  ou disponibiliza o  terreno para o programa. Este projeto ajuda  pessoas em situação de vulnerabilidade  e cooperativas, que através de chamamento público integram o Agricultura Urbana”.

O técnico Agrícola do Território Cidadão, responsável pela implantação das hortas urbanas, Patrick Tristacci, destacou a importância das parcerias para a viabilização deste projeto que tem rendido muitos frutos às famílias envolvidas e às comunidades onde as hortas foram implantadas. Patrick detalhou a  parceria com a Unimed/Uniprime, Patrick. “Nesta  união de forças a Unimed  forneceu  parte da irrigação com a  cisterna , equipamentos e encanamentos para irrigação e o Território Cidadão  entrou com implantação da horta e  assistência técnica. A Escola Municipal Maria Fagnani  ficará responsável pela manutenção e cuidados com os canteiros. Das 80 hortas implantadas em Cascavel, 20 delas foram feitas através de parcerias”.

Para a secretária Márcia Baldini, o Município de Cascavel avança na implantação de hortas nas Escolas e Cmeis. “É uma grande parceria com os profissionais da educação  que atuam nas unidades escolares e na região do Riviera tivemos uma grande parceria, que foi a Unimed. É um grande avanço. O Município e Itaipu estão  construindo  13 cisternas, em 13 escolas, junto com os projetos de hortas e jardins das escolas municipais”.

O presidente da Unimed, Danilo Galetto, destacou as razões que levaram a cooperativa a firmar esta parceria com o Território Ccidadão e Semed. "Nós somos uma cooperativa de médicos e o cooperativismo tem esta veia de responsabilidade social. E um dos princípios do cooperativismo é a responsabilidade social, ou seja, a imersão da cooperativa  na comunidade. Estes projeto são importantes no princípio da cooperativa, como pensar no meio ambiente, economia sustentável, agricultura, envolver as crianças nestes projetos de âmbito social.

O médico Hirofume Uyeda, que representa a Uniprime, disse que “a nossa cooperativa nasceu em Cascavel e é sensível  às necessidades desta comunidade. Dentro dos princípios cooperativistas está a intercooperação um apoio à comunidade para aliar o desenvolvimento econômico com o social. E estes projetos estão de acordo com os nossos valores de sustentabilidade e permitindo uma alimentação mais saudável à esta população”.

Assessoria 

COMENTÁRIOS

Publicidade