Show Rural vai apresentar ciclo com robôs na pecuária de leite

Redação Tarobá News
Agricultura | Publicado em 08/01/2020 às 16:08

A maior produtora de equipamentos para a pecuária de leite do mundo, a DeLaval, estará novamente no Show Rural

É cada vez maior o número de máquinas que auxiliam os pecuaristas a melhorar a performance de suas leitarias. Quem visitar o Show Rural de 3 a 7 de fevereiro poderá conhecer o que há de mais moderno no mundo em pecuária de leite. O salão tecnológico, um dos ambientes da área de pecuária, será totalmente ocupado por tecnologias e robôs desenvolvidos para realizar as mais diferentes tarefas.

“A era dos robôs invadiu os currais”, informa o coordenador da área Pecuária, o zootecnista Rozimbo Júnior Magro. O ambiente será todo ocupado pelo cross ventilation, uma técnica que reduz e mantém equilibrada a temperatura para os animais em confinamento, melhorando o conforto térmico e aumentando a produção. Empresas brasileiras e estrangeiras vão mostrar o que há de melhor para elevar produtividade e qualidade do leite, e consequentemente dos seus derivados.

A empresa sueca DeLaval vai implantar robôs que executam inúmeros ofícios no ambiente de confinamento. O primeiro será um alimentador automático para bezerras. Depois, será possível ver o robô-ordenhadeira em plena atividade e então acompanhar a performance de uma máquina que recolhe e refaz a mistura do trato no cocho dos animais. O ciclo mostrará ainda sessões com troncos de contenção que, combinados com o conhecimento de técnicos e de softwares específicos, informarão sobre a saúde dos cascos dos animais.

A visita pelo pavilhão tecnológico da pecuária levará uma balança de pesagem que, dotada de sensores, fará leituras sobre a saúde do animal. Esse trabalho vai ser apresentado pela Embrapa, a partir dos seus braços de Gados de Corte e Leite. Uma das novidades será a demonstração de uma cerca elétrica virtual, monitorada por GPS e desenvolvida pela Prodap, empresa de gestão pecuária e nutrição animal.

O setor pecuário contará com a participação de associações de criadores, como a ABCZ, que integra criadores de zebus. A entidade informará sobre genética e avanços possíveis por meio de processo de avaliação genômica do gado. A Piracanjuba, uma das maiores indústrias de lácteos do País, oferecerá degustação de diversos produtos aos visitantes.

Rozimbo informa que há novidades na área estrutural, como a cobertura dos vãos entre os pavilhões e a construção de um espaço para abrigar animais que serão colocados à venda. A Corteva, multinacional do agronegócio, apresentará em um contêiner informações sobre controle de ervas daninhas nas pastagens.

Crédito: Assessoria



Relacionados

Curitiba | 06-03-2020 19:14

Paraná e governo federal planejam políticas para as mulheres

Paraná e governo federal planejam políticas para as mulheres

Cascavel | 06-03-2020 13:00

Produtores terminam plantio do feijão e torcem pelas condições favoráveis do tempo

Produtores terminam plantio do feijão e torcem pelas condições favoráveis do tempo

Cascavel | 05-03-2020 17:22

Famílias colhem arroz de sequeiro na horta do centro da Juventude, no bairro Interlagos

Famílias colhem arroz de sequeiro na horta do centro da Juventude, no bairro Interlagos

Cascavel | 05-03-2020 17:21

Agricultura Urbana entrega alimentos para Apae

Agricultura Urbana entrega alimentos para Apae

PUBLICIDADE