Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Novo complexo reduzirá importações de fertilizantes em 15%

15/03/24 às 21:57 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participou, nesta quarta-feira (13), ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia de inauguração do Complexo Mineroindustrial da Eurochem, em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro.


O complexo fornecerá 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano para a agricultura brasileira, contribuindo com a diminuição da dependência das importações do produto em 15%, em linha com os objetivos do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) e da Nova Política Industrial.


Atualmente, mais de 87% dos fertilizantes usados pela agricultura são importados, ao custo de US$ 25 bilhões anuais – dinheiro que sai do país para gerar divisas e empregos no exterior. O horizonte do PNF é chegar a 2050 com uma produção nacional capaz de atendar entre 45% e 50% da demanda interna.

Leia mais:

Imagem de destaque
SEGUNDO A ABPA

Vendas externas de carne suína aumentam 7,8% em abril

Imagem de destaque
CARÁTER EXCEPCIONAL

Governo autoriza importação de 1 milhão de toneladas de arroz

Imagem de destaque
ENCHENTES

Granjas do Rio Grande do Sul têm dificuldades em receber insumos

Imagem de destaque
PRODUÇÃO

Propriedade de Apucarana vira referência em tomate orgânico


“Esse dinheiro (da importação) poderia ter sido pago para empresários aqui dentro, que geram emprego aqui dentro, que geram salário aqui dentro e que geram qualidade de vida aqui dentro”, afirmou o presidente Lula, ao celebrar o novo empreendimento.


O vice-presidente, Geraldo Alckmin, considerou o investimento “importantíssimo” na medida em que o país deixará de importar 15% da produção brasileira de fertilizante fosfatado.


O ministro ressaltou que o anúncio vem ao encontro dos objetivos da Nova Indústria Brasil, política industrial lançada pelo governo em janeiro, voltada para os eixos de produtividade, competitividade, sustentabilidade e aumento da capacidade exportadora.


Os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Carlos Fávaro (Agricultura) também participaram do evento.


Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá