Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Podcast Mulheres no Agro: acompanhe todos os episódios

03/04/23 às 11:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Assista aqui, na sequência, todos os episódios do podcast.

PODCAST EPISÓDIO I: 

SUCESSÃO FAMILIAR, PAPEL DA MULHER NO CAMPO E PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NO BRASIL 


Leia mais:

Imagem de destaque
SEGUNDA QUINZENA

Maior oferta derruba preço da lima ácida tahiti nesta semana

Imagem de destaque
VARIAÇÃO POSITIVA

Levantamento: carne de frango segue mais competitiva que a suína

Imagem de destaque
APROVADO NA ALESP

Lei paulista de regularização de terras é prorrogada até 2026

Imagem de destaque
MOTIVOS DE SAÚDE

Alimentos in natura ou pouco industrializados podem pagar imposto zero

O Podcast Mulheres no Agro faz sua estreia com os temas sucessão familiar, papel da mulher no campo e produção agropecuária no Brasil. Luly Barbero comanda a nova atração da Grupo Tarobá de Comunicação e apresenta ao lado dos convidados Alessandra Laffranchi, agropecuarista e CEO da Agropecuária Laffranchi, Patrícia Chiosi, jornalista e apresentadora , e Rodolfo Ciciliato, advogado que atua com demandas agrárias e patrimoniais.


Alessandra Laffranchi é CEO da empresa fundada por seu pai. Segundo ela, a maior vantagem de comandar essa corporação é que ela já tem uma história e ela conseguiu aprender com seu próprio pai. “Uma dificuldade, um ponto negativo, que seria em qualquer área quando se passa por uma mudança de gestão, é a comparação. Quando muda, sempre tem um nível de comparação com a gestão anterior, o que traz um peso”, afirma Alessandra. Ainda de acordo com a agropecuarista, o quadro de mulheres da empresa é de apenas 9% e que o exemplo é importante para mudar.


Patrícia Chiosi, que foi apresentadora do Tarobá Rural, conta que visitou muitas propriedades pequenas e a mulher sempre estava presente nas produções ajudando os maridos. “Eu via que ao lado de um grande homem sempre tinha uma grande mulher, guerreira. E me admirava porque a mulher ia pra lida mesmo se precisasse. A gente vê histórias até mesmo de Londrina, de famílias que vieram para plantar e a mulher ao lado, debaixo de sol e chuva”, comenta a jornalista.


Rodolfo faz um alerta para o tema de sucessão familiar: é preciso deixar tudo organizado mesmo que seja difícil falar da própria morte. “Infelizmente, tenho verificado na advocacia muitos conflitos que são decorrentes da falta de planejamento patrimonial sucessório. Conflitos que muitas vezes separam famílias, colocam irmãos e filhos em posição contrária com os pais por conta de uma má gestão desse processo”, lamenta Rodolfo.


Confira a discussão na íntegra do Podcast Mulheres no Agro! 



EPISÓDIO II: 

AUTOMAÇÃO E AGRICULTURA DE PRECISÃO AGRO 4.0 


No segundo episódio do Podcast Mulheres no Agro, Luly Barbero apresenta o tema automação e agricultura de precisão 4.0. Para enriquecer ainda mais o papo, o programa convidou o Presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo El-kadre, a jornalista Patrícia Chiosi e o jornalista Bruno Carraro. Em videochamada, o podcast também contou com a participação do Paulo Junqueira, Presidente do Sindicato das Usinas de Ribeirão Preto, Ricardo Sodre, CEO da Neofiled, e Fábio Torres, gerente de negócios da Jacto. 


Fábio Torres abre a conversa afirmando que a precisão 4.0 pode ser implementada em toda agricultura. “Desde o pequeno até o grande produtor, pois a agricultura digital é uma ferramenta para saber em tempo real o que está acontecendo na propriedade”, explica o representante da Jacto.


Para Paulo Junqueira, a tecnologia chegou para ajudar o produtor rural. “Essas ferramentas digitais somam nos equipamentos, nas aplicações e nas análises. Com a cana de açúcar nós fazemos o projeto para plantio e usamos a agricultura de precisão nas análises de solo e nas aplicações de insumos. Só vem a somar”, conta o sindicalista. 


 Marcelo El-kadre diz que a Sociedade Rural do Paraná está ligada com o desenvolvimento de novas ferramentas. “Temos que viabilizar tudo isso para o pequeno e médio produtor. O grande produtor ainda tem facilidade para acessar essas tecnologias”, analisa. 


O CEO da Neofiled, Ricardo Sodre, conta que a empresa desenvolveu um produto que o produtor faz a instalação e consegue monitorar toda a área da lavoura. “Estamos fazendo agora a evolução desse produto com análise de risco. Desde quando é plantada a semente até a colheita, vamos analisar o risco climático”, divulga.


Confira o episódio na íntegra!



EPISÓDIO III:

PANORAMA DOS MAIORES EXPORTADORES DE GRÃOS E PRODUTORES BRASILEIROS. PAPEL DO BRASIL NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, NA LOGÍSTICA E NO AVANÇO DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS


No terceiro episódio do podcast Mulheres no Agro, Luly Barbeiro e convidados discutem o panorama dos maiores exportadores de grãos e produtos brasileiros. Também é pontuado o papel do Brasil na produção de alimentos e a função da logística no avanço dessa produção. 


Os convidados desse episódio são: Ismael Menezes, da MD Commodities, Alexandre Turquino, que é engenheiro agrônomo e pecuarista, a jornalista e apresentadora Patrícia Chiosi e a advogada Maria Cristina Gontijo.  


Para Ismael Menezes, estamos vivendo um momento chave do agronegócio. “Estamos em pleno movimento de exportações. O forte das exportações é a soja. Tivemos um atraso muito grande, principalmente no mês de janeiro e fevereiro. A expectativa era exportar já começando em janeiro, mas tivemos chuva pesadas que atrasaram a colheita e isso ocasionou uma fila de navios nos portos. Vamos demorar de dois a três meses para recuperar o tempo perdido”, analisa o especialista.


Maria Cristina, que também trabalha com logística no direito, apresenta uma reflexão sobre o momento do agronegócio no Brasil. “O nosso comprador internacional passou a ter informações de maneira muito rápida. Junto com isso, tem as questões relacionadas com a crise internacional que também afetam a logística. A guerra da Ucrânia com a Rússia. A China, nossa principal compradora, precisa conhecer mais sobre o mercado internacional e quais as logísticas”, complementa.


Patrícia Chiosi traz o tema para a produção animal e fala sobre o desafio para trazer mais credibilidade para esse mercado no Brasil e para os compradores internacionais. Sobre isso, Alexandre Turquino, que é pecuarista, explica que os produtores de animais estão passando por um momento importante. “Estamos aptos para exportar para os melhores compradores do mundo, mas, mais uma vez, o Governo não consegue acompanhar o ‘monstro’ de produção e competência que é o agro”, comenta Alexandre. 


Confira o podcast na íntegra!



EPISÓDIO IV: 

FUTURO DOS ALIMENTOS: A BIOTECNOLOGIA É UMA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA O AGRONEGÓCIO E VEM SENDO AMPLAMENTE UTILIZADA PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS. ISSO SIGNIFICA UMA PRODUÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL, COM REFLEXOS DIRETOS NA PRODUTIVIDADE E RENTABILIDADE, TRAZ SOLUÇÕES PARA OS DESAFIOS DAS GERAÇÕES ATUAIS E FUTURAS  


O quarto episódio do podcast Mulheres no Agro traz para a mesa de debate o tema: futuro dos alimentos. Os convidados especiais falam sobre como a biotecnologia é uma ferramenta essencial no campo. Para discutir com propriedade sobre o assunto, Luly Barbeiro convida a advogada Rafaela Parra, Ismael Menezes, da MD Commodities, e Tito Turquino, que é pecuarista.


Rafaela Parra fala sobre a sustentabilidade no agronegócio. “Muito se fala sobre isso, mas muitas vezes as pessoas confundem o que é a sustentabilidade ou não entendem. É super importante discutir com profundidade. Quando se fala em sustentabilidade sempre vem o uso da terra, a produção dentro da porteira e as pessoas entendem que seria para deixar uma área reservada e que não fosse utilizada pra nada. É justamente o contrário. É preciso extrair o máximo de produção da terra respeitando seu potencial produtivo”, explica a advogada. 


Já para o pecuarista Tito Turquino, esse é um assunto muito polêmico e sempre vão pontuar algo ruim. “Nessa parte de preservação, o produtor rural não quer estragar a terra dele, poluir a água. Ninguém quer criar erosão. Por isso temos que preservar uma faixa”, pontua Tito. 


Ismael Menezes fala sobre como o Brasil é visto no quesito preservação e sustentabilidade. “O Brasil é vendido lá fora como vilão, mas na verdade é o oposto. As empresas precisam cada vez mais passar uma imagem positiva. Nós somos exemplo”, lembra Ismael.


Confira o podcast na íntegra!


Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá