Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Alesp vota emendas a projeto de lei de antecipação de feriado a partir das 10h

22/05/20 às 09:45 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Após a aprovação, já na madrugada desta sexta-feira, 22, do texto-base do projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) que antecipa o feriado do Dia da Revolução Constitucionalista de 9 de julho para a próxima segunda-feira, 25, como forma de estimular o isolamento social no enfrentamento do novo coronavírus, a Casa retoma logo mais, a partir das 10 horas (de Brasília), a apreciação das emendas à proposta. Só depois dessa etapa o PL pode ser encaminhado para sanção pelo governador João Doria (PSDB).

Como a base do governo, liderada pelo deputado Carlão Pignatari (PSDB), aprovou um rito de tramitação segundo o qual as emendas serão avaliadas em bloco, e não individualmente, a chance de a oposição impor qualquer contratempo é tida como nula.

Uma das emendas, apresentada pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), prevê o isolamento total (lockdown) no Estado, "com a proibição da circulação de pessoas e veículos de 01 a 15 de junho de 2020".

Leia mais:

Imagem de destaque
POR MAIS UM ANO

Justiça Federal nega novo pedido de transferência de Ronnie Lessa

Imagem de destaque
"MUITO TEMPO NO CARGO"

Lula elogia atuação de Padilha na articulação política

Imagem de destaque
APÓS VETOS

Entenda em quais casos a saidinha de presos fica permitida ou proibida

Imagem de destaque
DECLARAÇÃO IMPORTANTE

Exportações ajudarão país a diminuir desigualdade social, diz Lula

A bancada petista também tentava emplacar uma proposta para determinar a instalação de barreiras sanitárias em "todas as rodovias de acesso" aos litorais norte e sul de São Paulo e outra que obrigaria o governo estadual a integrar dois deputados estaduais ao Comitê Administrativo Extraordinário Covid-19, "sendo dada preferência ao líder do governo e ao líder da minoria".

"O que a gente tentou ontem foi apresentar um método de votação em que o nosso substitutivo, que tratava de manter o feriado, mas criar as barreiras sanitárias, fosse votado antes do texto do governo. Mas perdemos, tivemos só 15 votos", explicou Fiorilo à reportagem na manhã desta sexta. "(A derrota) inviabilizou a continuidade da nossa proposta, garantindo a aprovação do projeto do governo só com o feriado."

Como mostrou o Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), há prefeitos de municípios praianos que temem que uma possível chegada em massa de veranistas e turistas aumente as taxas de infecção e saturem as estruturas de saúde das suas cidades - Felipe Augusto (PSDB), de São Sebastião, é o maior crítico à estratégia do "megaferiado" adotada pela prefeitura da capital e pelo governo estadual.

Ele alegou ter percebido um movimento de pessoas se antecipando a um "provável lockdown" nas barreiras sanitárias montadas pela sua gestão e diz ter uma "bomba biológica" em mãos.

O Palácio dos Bandeirantes vem afirmando, contudo, que verificou uma redução de 35% do fluxo de veículos nas rodovias em relação aos índices de vésperas de finais de semana e feriados.

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi (PSDB), também já disse à reportagem anteriormente que "cada município tem autonomia para aumentar suas restrições (ao acesso de turistas) e o Estado irá apoiar essas decisões".

Com a confirmação do feriado na segunda-feira, a cidade de São Paulo completará uma folga de seis dias, já que a gestão municipal antecipou as comemorações de Corpus Christi (originalmente em 11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) para quarta-feira, 20, e quinta-feira, 21, respectivamente. Esta sexta-feira é um ponto facultativo na cidade.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá