Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Alimentos poderão ter advertência para altos teores de gordura, açúcar e sal

21/05/18 às 21:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira, 21, um relatório para que alimentos e bebidas passem a ser vendidos no País com rótulos de advertência para altos teores de gordura, açúcar e sal. A expectativa é de que a nova regra, que ainda está em discussão, seja publicada neste semestre e que novos rótulos estejam no mercado entre 180 dias a um ano depois da sua entrada em vigor.

A forma como essa advertência será estampada nos produtos, no entanto, ainda deverá ser definida num processo de tomada de subsídios. Interessados terão 45 dias para opinar, entre outras coisas, sobre o design que será adotado e sobre prazo que a indústria poderá ter para se adequar às novas regras.

Embora o relatório aprovado seja preliminar, a indústria alimentícia sai derrotada do processo. Sua proposta de advertência, considerada pela agência como confusa e pouco informativa, foi retirada da lista de seis formatos de avisos que poderão ser votados. "Nada impede que nós apresentemos novamente o formato durante a tomada de subsídios. E vamos fazê-lo", avisou o gerente executivo da Confederação Nacional da Indústria, Pablo Silva Cesário. A empresa deverá também pedir mais prazo para responder à tomada de subsídios.

Leia mais:

Oito pessoas morreram no acidente envolvendo o ônibus de turismo na Bahia
TRAGÉDIA

Oito pessoas morrem e 23 ficam feridas em acidente com ônibus de turismo na Bahia

Imagem de destaque
RECOMPOSIÇÃO

Governo propõe negociar reajuste com cada categoria de servidores

Imagem de destaque
HADDAD CONFIRMA

Governo retirará urgência de PL da reoneração da folha

Imagem de destaque
CASO MARIELLE FRANCO

Câmara aprova a manutenção da prisão de Chiquinho Brazão

O presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, afirmou, no entanto, que o prazo concedido é suficiente. Ele afastou, ainda a possibilidade de se retomar a discussão para uso do semáforos. "Essa discussão já está superada", afirmou.

O relatório propõe seis formas de advertências. Elas podem vir estampadas em círculos, octógonos , triângulos ou virem em inscrições num quadrado. Além da advertência na parte frontal da embalagem, o relatório propõe mudanças na tabela nutricional. Ela deve incluir os teores de açúcar (hoje esse item não consta na tabela) e deixa de apresentar o item de gordura trans. "Muitas vezes, o produto vem com zero de gordura trans", observa Barbosa. "Isso poderia induzir o consumidor a pensar, erroneamente, que o produto é saudável, porque ele pode trazer uma quantidade muito grande de gordura saturada." Ele observa, ainda que, como há a tendência de a gordura trans ficar restrita a apenas poucos produtos, tal inscrição se tornaria dispensável.

Os valores da tabela nutricional serão feitos também com uma referência padrão: 100 ml ou 100 gramas. Hoje, a referência muitas vezes são porções, como 2 colheres, 3 unidades. "É preciso um padrão para dar ao consumidor a exata noção do que está consumindo", afirma Barbosa. Os padrões que vão definir o que é alto teor de açúcar, gordura e sal foram estabelecidos pela própria Anvisa. "Eles são inspirados nos indicadores da OMS, mas com algumas diferenças", disse Barbosa.

Urgência

A proposta foi bem recebida pelo advogado do Instituto de Defesa do Consumidor Igor Rodrigues Britto. "O importante, contudo, é que a discussão seja rápida. O tema já foi muito debatido e a adoção de mudanças nos rótulos é urgente", disse. A nutricionista Ana Martins é de opinião semelhante. Ela elogia o fato de produtos com selo de advertência estarem impossibilitados de apresentar advertências como "rico em vitamina", "enriquecido com". "A rotulagem, por si só, não vai reduzir o problema da obesidade no Brasil, que é crescente. Mas ela é um instrumento valioso. Para que consumidor saiba o que está comprando, saiba o que está consumindo."

A tomada de subsídios é uma etapa nova nos processos da Anvisa. Esta foi a primeira vez que ele foi usado e deverá ser praxe em processos considerados mais polêmicos. Terminada esta etapa, uma minuta de resolução deverá ser preparada. Ela irá para consulta pública e, somente então, a resolução será publicada. Barbosa, no entanto, está convicto de que todas essas etapas serão concluídas até o início do próximo semestre. "O assunto já foi bastante discutido."

© Copyright 2023 Grupo Tarobá