Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Aplicativo revela o que as pessoas pensam de você

03/08/17 às 08:10 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Curiosos por saber como são vistos por amigos, desafetos, colegas, pretendentes, familiares, chefes e empregados, os brasileiros aderiram nos últimos dias à "febre" da vez: o aplicativo de mensagens anônimas Sarahah. Na descrição, a plataforma sugere que os usuários escrevam "mensagens construtivas", mas alguns já preveem o envio de comentários maldosos.

"Baixei justamente para saber o que os 'anônimos' pensam sobre mim", diz a geóloga Bruna Dantas, de 24 anos. "Porque ninguém fala o que pensa assim, na internet, se não for anonimamente." Ela, que aderiu ao app porque os amigos estavam utilizando, conta que até agora recebeu comentários de amigos e de pretendentes. Entre os que baixaram o aplicativo, como Bruna, a principal queixa é a impossibilidade de resposta. Por enquanto é possível ler os comentários, mas e não respondê-los - o app já estuda oferecer essa opção.

Criado por um saudita, o termo Sarahah é árabe e remete a "franqueza" e "honestidade". O aplicativo permite que somente o alvo leia os comentários. É possível "favoritar", bloquear ou denunciar os comentários recebidos. Também é permitido o compartilhamento da mensagem nas redes sociais. "As pessoas gostam de saber, de ter uma ideia, sobre o que os outros acham dela. É uma curiosidade para saber a imagem que passa, como é vista e sentida pelos outros", explica Luciana Ruffo, psicóloga do Núcleo de Pesquisa da Psicologia da Informática, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Leia mais:

Imagem de destaque
INTERNACIONAL

Brasil condena qualquer ato de violência, diz chanceler sobre Irã

Imagem de destaque
COM NOVIDADES

Governo anuncia plano para assentar 295 mil famílias até 2026

Imagem de destaque
BENEFÍCIO

AGU e MJ defendem critérios para conceder saída temporária a presos

Imagem de destaque
NOVA META

Haddad confirma proposta de salário mínimo a R$ 1.502 em 2025

'Covarde'

Mas a aceitação do Sarahah não tem sido unânime. Nas redes sociais, usuários dizem que o aplicativo é "covarde". No Google Play, por exemplo, o app tem nota 2,9. O diretor e roteirista Jean Franco Borges, de 41 anos, não instalou e diz que o aplicativo "serve apenas para alguém destilar sua raiva contra outra pessoa". Para Luciana, há, sim, o risco da invasão de comentários maldosos: "A maldade implícita é do ser humano, e por isso há a possibilidade de cyberbullying".

De tempos em tempos, aplicativos com opção de textos sob anonimato caem no gosto popular. É o caso, por exemplo, do Secret, lançado em 2014, em que os segredos publicados anonimamente ficavam expostos para qualquer usuário ler.

Para Carlos Affonso Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS-Rio), o risco de exposição da intimidade alheia do Sarahah é menor. Segundo ele, o uso da ferramenta implica registro do IP usado para acesso do aplicativo. Por isso, de acordo com Souza, "com a guarda do IP de quem postou as mensagens, a empresa cumpre a obrigação constitucional de levar à identificação de quem disse o quê". "Essas informações estão sendo coletadas e armazenadas e poderão ser informadas às autoridades competentes."

O jornal "O Estado de s. Paulo" entrou em contato com o Sarahah, mas não obteve resposta sobre downloads e detalhes do serviço no País. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá